Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

GO: polícia faz operação contra servidores suspeitos de fraudar ponto

De acordo com a PCGO, ao menos seis servidores estão envolvidos em esquema de fraude de ponto eletrônico que ocorria desde 2023.

14/03/2025 11:46
Divulgação/PCGO
imagem colorida pcgo cumpre mandados contra servidores de goiana suspeitos fraude

Goiânia – Servidores da prefeitura de Goiânia foram alvo de operação da Polícia Civil de Goiás (PCGO) por suspeita de fraude e estelionato contra o próprio município. De acordo com a corporação, o esquema investigado se dava com a utilização de uma espécie de código “mexe o doce” para burlar o ponto eletrônico.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na última quinta-feira (13/3) contra o grupo pertencente à Secretaria Municipal de Fazenda de Goiânia. A corporação chegou até o bando por meio de uma denúncia em que um servidor estaria envolvido com uma quadrilha que fraudava venda de imóveis em Goiânia.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Fraude

Conforme a PCGO, os investigados utilizavam uma espécie de código “mexe o doce”, para que colegas que estivessem no local de trabalho batessem o ponto (registrar o horário de trabalho) para eles – prática que possibilita a remuneração mesmo não exercendo a função.

Segundo a corporação, os crimes ocorriam desde julho de 2023 e foram descobertos após uma troca de mensagens entre os suspeitos.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Durante o mandado de busca e apreensão contra o investigado, a corporação apreendeu o celular dele. Posteriormente, durante análise, a PC identificou que membros da prefeitura de Goiânia estavam fraudando o registro do ponto eletrônico.

Os servidores, que não tiveram os nomes divulgados, podem responder por crimes de falsidade ideológica e estelionato majorado, cujas penas podem chegar a 13 anos de prisão.

Por meio de nota, a prefeitura de Goiânia informou que “apoia integralmente todas as investigações conduzidas pela Polícia Civil de do Estado de Goiás. O compromisso da administração municipal é com a transparência, a ética e a correta aplicação dos recursos públicos”.