metropoles.com

GO: cidades começam a aplicar novo reforço para Covid acima de 40 anos

Equipes de saúde de Goiânia, Aparecida e Anápolis se organizam para vacinação da população após autorização do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Schmidt/Metrópoles
Vacina covid19 aparecida de goiania goias
1 de 1 Vacina covid19 aparecida de goiania goias - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Os moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis que têm 40 anos ou mais poderão tomar a quarta dose de vacina contra Covid-19, a partir desta terça-feira (21), um dia depois de o Ministério da Saúde oficializar a liberação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) detalhou que, nas notas técnicas enviadas pelo MS, “recomenda-se que a população que já tem 40 anos ou mais de idade não gestantes e não puérperas vacinadas inicialmente com vacinas contra COVID-19 (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer)”.

O órgão também lembra que deve haver um intervalo de quatro meses da última da dose de reforço (3ª dose).

“Indivíduos com 18 a 39 anos de idade que iniciaram o esquema com a vacina Janssen e já completaram 4 meses do primeiro reforço (2ª dose) devem tomar o segundo reforço (3ª dose)”, informou o órgão.

Goiânia

Na capital, a vacinação será realizada em 71 locais e na van que leva doses aos moradores de forma itinerante. Podem receber a quarta dose todas as pessoas que estão na faixa etária liberada, e que tenham recebido o primeiro reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses.

Conforme dados do IBGE, Goiânia tem 229.750 moradores entre 40 e 49 anos. No entanto, conforme a Secretaria Municipal de saúde da capital, nem todos estão aptos a receber a dose. A estimativa é que metade dessas pessoas podem se vacinar com o segundo reforço, pois o restante estaria em atraso com a terceira dose ou fora do intervalo exigido.

O Ministério da Saúde também liberou mais doses para quem tomou Janssen. Quem tem entre 18 e 39 anos pode receber o segundo reforço (terceira dose), e quem tem 40 anos ou mais pode tomar o terceiro reforço (quarta dose).

Confira os locais de vacinação em Goiânia clicando aqui.

Entenda o número de doses por idade na capital:

– Quem pode tomar quatro doses: todas a pessoas com 40 anos ou mais;
– Quem pode tomar somente três doses: pessoas entre 12 e 39 anos;
– Quem pode tomar somente duas doses: crianças de 05 a 11 anos.

Aparecida

A cidade da região metropolitana também passa a aplicar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas com mais de 40 anos. Além disso, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos seguem recebendo o segundo reforço.

Os interessados na vacinação podem procurar qualquer um dos 39 postos fixos de imunização da cidade. A aplicação deve obedecer o intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose. Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Trabalhadores da saúde também precisam comprovar a atuação.

O esquema vacinal com duas doses de reforço também contempla as pessoas que receberam o imunizante da Janssen. Com esquema vacinal básico de dose única, o primeiro reforço dessa vacina está autorizado para pessoas com mais de 18 anos, no intervalo de 2 meses entre a dose única e essa segunda aplicação. Após 4 meses, esse mesmo público pode receber o segundo reforço.

Por fim, moradores com mais de 40 anos que já tenham recebido essa segunda dose de reforço há quatro meses também podem receber um terceiro reforço (ou quarta dose), tal como aqueles que receberam imunizantes de outros fabricantes (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac).

Em Aparecida, as vacinas contra a Covid-19 para adolescentes e adultos, isto é, para moradores acima de 12 anos, estão disponíveis na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; Veiga Jardim e Expansul.

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Em todos esses 39 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda ou para os reforços. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Pessoas com mais de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose (qualquer que seja o imunizante) há quatro meses já podem receber a quarta dose da vacina, que é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Anápolis

Em Anápolis, pessoas com idade igual ou superior a 40 anos também já podem receber a quarta dose da vacina contra a Covid. O imunizante das marcas Janssen ou AstraZeneca, disponível na rede municipal de saúde, deve ser aplicado no grupo dessa faixa etária com distância de quatro meses desde a terceira dose.

Os locais da quarta dose podem ser acessados aqui.

As datas de aplicação das doses anteriores constam no cartão de vacinas. A SMS de Anápolis informa que a pessoa que estiver apta pode escolher um dos dois imunizantes disponíveis, independentemente do aplicado anteriormente. Ou seja, não há necessidade de ser do mesmo laboratório anterior.

Até o momento, 334.746 pessoas (90%) já receberam a primeira dose em Anápolis, 285.163 a segunda (85%), 123.681 o reforço (43%) e 21.587 (17%) a quarta dose. Desde o início da vacinação infantil, 12.698 crianças de 5 a 11 anos (77%) receberam a primeira dose da vacina e 6.555 a segunda (52%).

Com informações das prefeituras de Goiânia, Aparecida e Anápolis.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?