metropoles.com

GO: Aparecida cresce 700% na geração de empregos em 2021, diz Caged

Setor de serviços foi o que mais criou novas oportunidade ao longo do ano, conforme informações divulgadas pelo Caged para o município

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando uma carteira de trabalho azul - Metrópoles
1 de 1 Mão segurando uma carteira de trabalho azul - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Goiânia – Dados consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontam que Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, encerrou 2021 com saldo positivo na geração de empregos.

Foram criadas, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), 65.194 novas oportunidades contra 60.086 demissões, prevalecendo saldo positivo de 5.108. Em comparação ao ano anterior, quando o saldo positivo foi de 636, o crescimento chegou a 703%.

No acumulado geral, 105.072 pessoas estão trabalhando com carteira assinada em Aparecida. Um aumento de 5,11% de 2020 para 2021.

Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho, em 2021, os setores da economia que se destacaram na geração de empregos formais foram os de serviços, comércio e indústria.

Novas oportunidades

O setor de serviços, por exemplo, foi o que mais gerou novas oportunidades em Aparecida. Entre janeiro e dezembro de 2021, foram criados 2.229 novos postos. O secretário municipal do Trabalho, Jeferson Ferreira, avalia que, aos poucos, o comportamento social está voltando à normalidade e, consequentemente, isso interfere na economia da cidade de forma positiva.

“Com o avanço da vacinação, o setor de serviços registrou um aquecimento em relação ao ano de 2020. Muitos comércios, como salões de beleza, restaurantes e bares, voltaram a funcionar normalmente e precisaram contratar profissionais”, lembra Jeferson.

Ainda de acordo com o secretário, a colaboração da população e dos comerciantes, aliada às iniciativas da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, foi fundamental e evitou o desemprego de muitos trabalhadores.

“As ações da gestão municipal garantiram a empregabilidade da nossa população nesse período difícil. Evitamos demissões em massa quando implantamos o escalonamento das atividades comerciais em vez de fecharmos todo o comércio, e muitas atividades, como construção civil e indústria, não pararam em nenhum momento”, reforça Jeferson Ferreira.

Outro setor da economia que se destacou na geração de empregos, em 2021, foi o comércio. Segundo o Caged, entre janeiro e dezembro, o saldo ficou em 2 mil vagas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?