Garimpeiros ilegais atacam agentes do Ibama na Terra Indígena Sararé
Agentes do Ibama e da PCGO foram atacados por garimpeiros durante operação de fiscalização. Um homem foi baleado

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Civil de Goiás (PCGO) foram atacadas, nesta sexta-feira (1º/8), por garimpeiros envolvidos com atividade ilegal, durante operação de fiscalização na Terra Indígena (TI) Sararé, no estado de Mato Grosso.
Segundo o Ibama, o ataque aconteceu enquanto os agentes realizavam abordagem a veículos utilizados no garimpo ilegal em uma estrada dentro da TI. “Durante a ação, uma caminhonete avançou contra os servidores, que reagiram à investida. Um dos ocupantes do veículo foi atingido por disparo de arma de fogo”, informa o órgão.
Os primeiros socorros foram prestados de imediato pela equipe do Ibama no local e o ferido foi levado de helicóptero do Ibama até o município de Pontes e Lacerda (MT), onde foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar.
A operação conta com o apoio do Grupo Tático 3 (GT3) da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Goiás e integra um esforço de diversos órgãos públicos, conforme determinação da Justiça Federal, para contenção das atividades garimpeiras ilegais no território.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasTerra Indígena Sararé
A Terra Indígena Sararé tem uma área de 67 mil hectares e é habitada por grupos indígenas da etnia Nambiquara e está entre as mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil. O Ibama estima que aproximadamente 2 mil hectares tenham sido devastados pela exploração ilegal de ouro, impulsionada por organizações criminosas armadas que atuam na região.
Desde 2023, o Ibama vem intensificando as ações de repressão à atividade ilegal. Mais de 300 escavadeiras utilizadas no garimpo foram apreendidas e destruídas, além de motores e outros equipamentos, segundo o órgão.



