Corpos de vítimas se fragmentaram em explosão de fábrica; quem são

A identidade dos funcionários foi confirmada em uma nota enviada pela empresa. Explosão resultou em nove mortos e sete feridos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida, Saiba quem eram 9 funcionários mortos após explosão de fábrica no PR - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, Saiba quem eram 9 funcionários mortos após explosão de fábrica no PR - Metrópoles - Foto: Reprodução

A explosão de uma fábrica de materiais explosivos deixou nove mortos e sete pessoas feridas no início da manhã de terça-feira (12/8) em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba (PR). Em nota, a identidade das vítimas foi divulgada pela Enaex Brasil, empresa onde ocorreu o incidente.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, em coletiva de imprensa realizada no início da noite de terça-feira, afirmou que os corpos dos funcionários foram fragmentados por causa da energia da explosão, o que exigirá pelo menos 30 dias de trabalho da Polícia Científica para identificação dos mortos.

Ainda será necessário realizar o comparativo de exame de DNA das vítimas com o material coletado das famílias das pessoas que estavam trabalhando no momento da explosão, informou o secretário. As buscas foram retomadas pelos bombeiros nesta quarta-feira (13/8).


Entenda o caso

  • O incidente ocorreu nas instalações do estabelecimento, que pertence à Enaex Brasil, por volta das 5h50, em uma área de 25 metros quadrados que armazena materiais explosivos pela fábrica.
  • Localizada no Km 1 da BR-116, na Rodovia Régis Bittencourt, a fábrica atua na desmontagem de rochas e na produção de explosivos. No momento do acidente, os explosivos eram preparados para transporte.
  • Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Antônio Geraldo Hiller Lino, o material que causou o incidente é altamente destrutivo e ficou espalhado pelo terreno da fábrica, permanecendo dentro de invólucros. Especialistas do Esquadrão Antibombas de Curitiba vão analisar a substância.
  • O comandante explicou que, após a explosão, foi formada uma espécie de cratera no local. Ele também afirmou que a empresa estava seguindo todas as normas de segurança contra incêndios, pânico e desastres, conforme o Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR).
  • As causas estão sendo investigadas pelas Polícias Civil e Científica e também pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPTPR). Em nota, a Enaex Brasil lamentou o acidente e informou que presta cuidados aos familiares das vítimas que estão sendo atendidas dentro das dependências da empresa.

Segundo a nota enviada pela empresa, as vítimas que morreram na explosão foram identificadas. São elas:

  • Camila de Almeida Pinheiro;
  • Cleberson Arruda Correa;
  • Eduardo Silveira de Paula;
  • Francieli Gonçalves de Oliveira;
  • Jessica Aparecida Alves Pires;
  • Marcio Nascimento de Andrade;
  • Pablo Correa dos Santos;
  • Roberto dos Santos Kuhnen; e
  • Simeão Pires Machado.

Veja:

Corpos de vítimas se fragmentaram em explosão de fábrica; quem são - destaque galeria
9 imagens
Cleberson Arruda Correa
Eduardo Silveira de Paula
Francieli Gonçalves de Oliveira
Jessica Aparecida Alves Pires
Marcio Nascimento de Andrade
Camila de Almeida Pinheiro
1 de 9

Camila de Almeida Pinheiro

Reprodução
Cleberson Arruda Correa
2 de 9

Cleberson Arruda Correa

Reprodução
Eduardo Silveira de Paula
3 de 9

Eduardo Silveira de Paula

Reprodução
Francieli Gonçalves de Oliveira
4 de 9

Francieli Gonçalves de Oliveira

Reprodução
Jessica Aparecida Alves Pires
5 de 9

Jessica Aparecida Alves Pires

Reprodução
Marcio Nascimento de Andrade
6 de 9

Marcio Nascimento de Andrade

Reprodução
Pablo Correa dos Santos
7 de 9

Pablo Correa dos Santos

Reprodução
Roberto dos Santos Kuhnen
8 de 9

Roberto dos Santos Kuhnen

Reprodução
 Simeão Pires Machado
9 de 9

Simeão Pires Machado

Reprodução

De acordo com os bombeiros, ainda “há risco de mais materiais explosivos e cobras” ao redor da empresa. No dia do acidente, duas cobras foram encontradas, o que é normal pelo fato de o estabelecimento estar situado em uma região de mata. Atualmente, o objetivo dos militares é procurar vestígios das vítimas ou materiais que possam auxiliar a perícia.

O que diz a empresa

Segundo a empresa, outras sete pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas imediatamente e já estão com seus familiares.

Também foi informado que o local tem diversos espaços, contabilizando cerca de 1,3 mil colaboradores e terceirizados. A explosão aconteceu em uma das plantas de acessórios de iniciação, o que resultou em vítimas e feridos.

“A empresa tem a vida como seu valor primordial e é reconhecida internacionalmente por suas práticas de segurança na fabricação de explosivos civis, com procedimentos que vão além das exigências regulatórias. A empresa atua na execução de um plano de contingência baseado em assegurar o devido atendimento às vítimas e aos seus familiares, para os quais expressamos nossos sinceros sentimentos, e prestamos solidariedade a todos os envolvidos nesta tragédia.”

A nota também esclarece que as investigações sobre causas do acidente foram iniciadas pelos órgãos responsáveis.

“Nesse momento, a nossa prioridade absoluta, portanto, é cuidar das pessoas e suas famílias. As investigações das causas do acidente foram iniciadas e estão em curso. A Enaex permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido.”

Corpos de vítimas se fragmentaram em explosão de fábrica; quem são - destaque galeria
3 imagens
Local de explosão em fábrica de explosivos
De acordo com os bombeiros, ainda "há risco de mais materiais explosivos e cobras" ao redor da empresa
Sete pessoas tiveram ferimentos leves
1 de 3

Sete pessoas tiveram ferimentos leves

Divulgação/CBMPR
Local de explosão em fábrica de explosivos
2 de 3

Local de explosão em fábrica de explosivos

Divulgação/CBMPR
De acordo com os bombeiros, ainda "há risco de mais materiais explosivos e cobras" ao redor da empresa
3 de 3

De acordo com os bombeiros, ainda "há risco de mais materiais explosivos e cobras" ao redor da empresa

Divulgação/CBMPR

Governador lamenta tragédia

Por meio das redes sociais, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), publicou uma nota lamentando a morte das vítimas: “Eram trabalhadores e trabalhadoras que tinham histórias vinculadas ao Paraná. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos. Esse é um dia triste na história do nosso estado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?