Funcionário de prédio diz que foi xingado de “neguinho safado”; vídeo

Além de agressão racista, morador de condomínio empurrou empregado e teria chamado ele de "lixo". Câmera de monitoramento filmou o episódio

atualizado 03/11/2021 10:18

racismo funcionário prédio caldas novas neguinho safadoRomes Lopes

Goiânia – O auxiliar de serviço de limpeza, Josimar dos Santos França, de 35 anos, denunciou na Polícia Civil de Goiás que foi chamado de “neguinho safado” e agredido por um morador do prédio em que trabalha, em Caldas Novas (GO), a 170 km da capital goiana.

A agressão aconteceu no último dia 26/10. Segundo o boletim de ocorrência, o funcionário estava varrendo o chão do estacionamento. Ele foi, então, abordado pelo morador, que mandou ele parar com o serviço. Segundo o homem, o servidor estaria sujando o seu carro.

Agressões verbais

Josimar teria explicado para o morador que não estava sujando o carro, pois estava varrendo em um local distante do veículo. A partir daí, teriam começado as agressões.

“Vai tomar no cu seu neguinho safado. Você só presta mesmo para isso. Você está nessa profissão porque você é um lixo”, disse o morador, de acordo com o boletim de ocorrência.

Depois da agressão verbal racista, o morador ainda deu um forte empurrão do trabalhador. Em seguida, ele teria ido até a recepção do prédio, dizendo que pediria a demissão do funcionário. Josimar denunciou o caso na Polícia Civil no mesmo dia.

Câmera flagrou

Um vídeo de uma câmera de monitoramento do estacionamento mostra o momento da agressão. Embora não tenha áudio, as imagens mostram quando o morador começa a discutir com o trabalhador e quando dá um empurrão nele. O boletim de ocorrência não identifica o nome completo do agressor.

Não é a primeira vez que um funcionário de um prédio denuncia racismo durante o trabalho. Em abril deste ano, a porteira de um edifício de Goiânia foi até a polícia denunciar que um morador a chamou de “chipanzé” e “macaca”.

O Metrópoles não conseguiu contato com a defesa dos envolvidos na polêmica.

Mais lidas
Últimas notícias