Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Frente fria pós-ciclone-bomba castiga Sul; veja previsão para segunda

Temperaturas mínimas chegarão perto do 0 grau no Sul do país, enquanto os termômetros e a seca aumentam nas demais regiões do país

09/08/2026 14:55, atualizado 09/08/2026 15:38
Mycchel Legnaghi/NSC
Geada na serra catarinense - Metrópoles

Após o afastamento do ciclone-bomba, que seguiu para alto-mar e está próximo ao litoral da Argentina neste fim de semana, frentes frias agora castigam os moradores da região Sul do Brasil. Os termômetros devem atingir os 3ºC em Curitiba, no Paraná, nessa segunda-feira (10/8). 

Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar dos efeitos do fenômeno estarem diminuindo, a circulação associada ao ciclone-bomba favorece a entrada de uma massa de ar frio sobre o Sul do Brasil.

“Após a passagem das instabilidades, o resfriamento favorece a formação de geadas no centro-sul do Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina. A partir de segunda-feira (10/8), o ar frio alcança também São Paulo e Rio de Janeiro, porém com menor intensidade”, informa o Inmet.

Essa zona de instabilidade marca a faixa de transição entre a massa de ar frio no Sul e a massa de ar quente e seco que se intensifica no Centro-Oeste, Norte e Nordeste e também em parte do Sudeste.

Sul

Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas vão permear os céus do Paraná e Santa Catarina, com possibilidade de chuva isolada no norte do Rio Grande do Sul. Ainda há possibilidade de geada no sul do estado. 

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O frio será intenso na região. Na segunda-feira (10/8), previsão de mínima de 3 °C em Curitiba (PR), onde a máxima não deve passar de 11 °C. Em Porto Alegre (RS), a máxima permanece abaixo de 16 °C nos próximos dias. 

Sudeste

Há possibilidade de chuva isolada no centro-sul e leste de São Paulo e no litoral do Rio de Janeiro. As demais áreas seguem com tempo firme e baixa umidade do ar, principalmente no centro-norte de Minas Gerais, e com temperaturas em elevação.

Na segunda, está prevista queda de temperatura no leste de São Paulo e no Rio, com máximas de 21 °C e 26 °C, respectivamente. 

Centro-Oeste

Pancadas de chuva isoladas devem acontecer no sul de Mato Grosso do Sul e há possibilidade do fenômeno acontecer no sudoeste e centro do estado. Nas demais áreas, o tempo permanece firme, com baixa umidade do ar.

As temperaturas devem entrar em elevação na região, com a mínima podendo chegar a 15 °C em Brasília (DF), enquanto a máxima pode alcançar 38 °C em Cuiabá (MT). 

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Norte

Na segunda-feira, muitas nuvens com chuva vão aparecer no Acre e oeste do Amazonas, enquanto há possibilidade de chuva isolada em Rondônia, leste do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá.

As temperaturas permanecem altas, com tendência de elevação. As mínimas ficam em 22°C em Rio Branco (AC) e Palmas (TO), e as máximas podem chegar a 38°C também na capital tocantinense. 

Nordeste

Muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada atingem o centro-norte do Maranhão, Piauí, Ceará, norte e leste do Rio Grande do Norte, leste da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e nordeste de Sergipe. Nevoeiros são previstos pela manhã no sul da Bahia, principalmente em regiões de serra. 

As temperaturas permanecem elevadas no interior, com mínima de 21°C e máxima de 37 °C em Teresina (PI).