“Flurona”: RJ e CE têm pacientes com Covid e influenza ao mesmo tempo

No Rio, jovem de 16 anos testou positivo para os dois vírus, segundo a família. No Ceará, foi confirmada a dupla infecção em três pacientes

atualizado 03/01/2022 20:10

Fotografia colorida. Vírus influenza em imagem de microscópioCDC/SCIENCE PHOTO LIBRARY/GETTY IMAGES

No Rio de Janeiro e no Ceará pacientes testaram positivo, ao mesmo tempo, para duas síndromes gripais que estão em crescente número de infecções no país: Covid-19 e influenza A.

Um adolescente do Rio de Janeiro, de 16 anos, testou positivo para Covid-19 e influenza A, simultaneamente, de acordo com a família.

Em entrevista à TV Globo, a mãe do rapaz, Adriana Soutto Mayor, afirmou que ele começou a apresentar sintomas leves de gripe na última quarta-feira (29/12). De acordo com ela, o primeiro teste rápido indicou as infecções pelos dois vírus. Na sequência, a família procurou um segundo laboratório para fazer o exame PCR, que confirmou o diagnóstico.

“Meu filho é atleta, vacinado tanto para Covid quanto para gripe”, afirmou Adriana à TV Globo. “Ele está bem, praticamente sem nenhum sintoma, mas [o caso dele mostra que] isso pode acontecer”, disse.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro não confirmou a dupla infecção e afirmou que, em geral, os infectados são notificados pela doença com maior gravidade. No caso, a Covid-19.

A secretaria disse que não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta. A Secretaria informou, ainda, que acompanhará qualquer ocorrência notificada no estado.

Já no Ceará, três pacientes da capital foram diagnosticados com as duas doenças simultâneas. Entre eles, dois bebês de 1 ano. Segundo informações do Portal G1, enviadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as crianças estiveram internadas em unidades particulares, mas já foram liberadas. O terceiro paciente é um homem de 52 anos que cumpre isolamento social.

Na virada do ano, uma gestante de Israel chegou a ser anunciada como a primeira paciente infectada por Covid e influenza ao mesmo tempo. A partir deste anúncio, surgiu o termo “Flurona” para designar essa combinação de infecções simultâneas.

Mais lidas
Últimas notícias