metropoles.com

Flávio Dino: perícia levantará danos no Planalto, Congresso e STF

Sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidas e depredadas por terroristas

atualizado

Compartilhar notícia

Luiz Nova/Especial Metrópoles
O ministro Flávio Dino conversa com a imprensa em Brasília - metrópoles
1 de 1 O ministro Flávio Dino conversa com a imprensa em Brasília - metrópoles - Foto: Luiz Nova/Especial Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou, neste domingo (8/1), que autoridades policiais já iniciaram a perícia para apurar os ataques terroristas nas sedes dos Três Poderes.

As sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidas e depredadas por por terroristas bolsonaristas na tarde deste domingo e sofreram “danos gravíssimos”, segundo Dino.

“Neste momento, está ocorrendo a perícia quanto aos danos realizados nos Três Poderes da República. Temos aproximadamente 200 pessoas presas em flagrante, e as prisões continuam”, informou o ministro.

Além dos 200 detidos, 40 ônibus foram apreendidos. O ministro também convocou policiais militares de outros estados para auxiliar na contenção dos atos em Brasília. O reforço deve chegar ao Distrito Federal nesta segunda-feira (9/1).

Atos antidemocráticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na tarde deste domingo, uma intervenção federal na segurança pública do DF por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O objetivo é frear as práticas terroristas.

O decreto de intervenção assinado por Lula permite que as Forças Armadas atuem na capital federal para a retomada da ordem pública. Por determinação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a Polícia Militar foi convocada para atuar na contenção aos manifestantes, mas não obteve êxito.

Veja imagens da destruição deixada pelos terroristas:

0

“Faxina geral”

Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na tarde deste domingo, em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.

O último alvo dos manifestantes extremistas foi o STF. O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?