metropoles.com

Fiocruz: cobertura vacinal de indígenas contra Covid é de 48,7%

Estudo mostra desigualdade no acesso em relação aos não-indígenas, que apresentam cobertura vacinal de 74,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fotografia colorida de idosa tomando a vacina contra covid
1 de 1 Fotografia colorida de idosa tomando a vacina contra covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A cobertura vacinal da população indígena brasileira contra a Covid-19 ainda está longe do ideal. Enquanto 74,8% dos não-indígenas têm o esquema vacinal completo, os indígenas na mesma situação chegam a apenas 48,7%.

É o que mostra pesquisa feita por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) junto à London School of Hygiene and Tropical Medicine, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade São Paulo (USP), a Universitat Pompeu Fabra (Barcelona), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O levantamento contabilizou os indígenas vacinados com mais de 5 anos entre os dias 18 de janeiro de 2021 e 1º de março de 2022. “Os resultados apontam uma cobertura desigual de vacinas de Covid-19 entre indígenas e não-indígenas, principalmente entre crianças e adolescentes e regiões com maior número de indígenas”, ressalta a Fiocruz.

Os pesquisadores da instituição recomendam a aplicação da dose de reforço para proteger os indígenas das variantes mais recentes, além de ampliar o acesso principalmente para crianças e adolescentes.

Antecipação no território Yanomami

O Ministério da Saúde decidiu, nesta semana, antecipar ações de vacinação contra a Covid-19 no território Yanomami. A pasta vai enviar, nos próximos dias, 20 mil doses da vacina bivalente contra a doença.

A população indígena já estaria inclusa na primeira fase da campanha de vacinação deste ano, prevista para começar em 27 de janeiro. “No entanto, devido à grave crise sanitária e humanitária encontrada no território, o Ministério da Saúde vai antecipar a estratégia entre os indígenas Yanomami”, informou a pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações