Fim da folia: veja serviços que funcionam nesta Quarta-Feira de Cinzas

Data não é feriado nacional, mas ponto facultativo do serviço público vai até as 14h. Serviços essenciais funcionam normalmente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Valter Campanato/Agência Brasil
imagem colorida funcionamento de serviços
1 de 1 imagem colorida funcionamento de serviços - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A terça-feira (4/3) de Carnaval foi o último dia de folia, especialmente para a população cristã católica, que tem nesta Quarta-Feira de Cinzas a data que marca o início da Quaresma – os 40 dias que antecedem a Semana Santa. Embora seja uma data marcada por ritos religiosos, esta quarta-feira (5/3) não é feriado no Brasil.

Para o funcionalsimo público, o ponto facultativo vai até 14h, afetando o funcionamento de alguns serviços. Hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), transporte, segurança pública e outros serviços essenciais funcionam normalmente durante todo o dia.

Já Unidades Básicas de Saúde, unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Hemocentros abrem conforme orientação de Estados e Distrito Federal, podendo ter funcionamento integral ou só em meio período.

Bancos

Os bancos de todo o país funcionarão a partir das 12h (horário local), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Só nos locais nos quais o fechamento se dá antes das 15h, a abertura das agências será antecipada para assegurar o funcionamento mínimo de 3 horas de atendimento ao público.

Contas de água, energia e telefone com vencimento nessa terça poderão ser pagas sem acréscimo de multa nesta quarta.

Correios

Os Correios terão expediente retomado às 12h e as agências terão início do horário de expediente conforme a localidade. Para quem precisa postar ou receber encomendas e correspondências é necessário consultar o site da empresa para saber o horário exato de abertura da unidade mais próxima.

INSS

A rede de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só retomará o atendimento presencial a partir das 14h para usuários agendados pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Os demais atendimentos serão normalizados apenas nesta quinta-feira (6/3). De acordo com a instituição, não houve mudança no calendário de pagamento de benefícios em razão do carnaval.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?