metropoles.com

Família de Dom sobre supostos corpos achados: “Situação angustiante”

Após incertezas sobre localização dos corpos, familiares do jornalista afirmam que também estão tentando entender o que aconteceu

atualizado

Compartilhar notícia

Photo by Victoria Jones/PA Images via Getty Images
Protesto em Londres pede por Dom Phillips e Bruno Araújo
1 de 1 Protesto em Londres pede por Dom Phillips e Bruno Araújo - Foto: Photo by Victoria Jones/PA Images via Getty Images

A família de Dom Phillips, desaparecido na Amazônia junto ao indigenista Bruno Pereira, emitiu uma nota, na manhã desta terça-feira (14/6), sobre o desencontro de informações a respeito da suposta localização dos dois corpos  na região das buscas. O jornalista e o indigenista desapareceram durante uma viagem de pesquisa à região de Javari, no Amazonas, em 5 de junho de 2022.

No texto, publicado nas redes sociais, os familiares dizem que vivem “uma situação angustiante”, já que a Polícia Federal negou a versão de que os corpos teriam sido encontrados, na contramão da informação que chegou a eles por meio da Embaixada do Brasil em Londres.

“Para complicar nossa situação já angustiante, fomos informados de que a Polícia Federal no Brasil está contradizendo essa informação. Só podemos esperar que, com o tempo, entendamos o que aconteceu”, diz a nota.

Os familiares informaram ainda que não concederão “entrevistas à mídia sobre a situação atual”, mas que com a nota querem “explicar o que sabem e o desafio que enfrentam para entender o que aconteceu”.

Veja abaixo trechos do comunicado:

[…] Temos acompanhado os desenvolvimentos, que incluíram relatórios de descobertas de bens pessoais e roupas e agradecemos a todos aqueles que participaram das buscas sob difíceis condições.

Na manhã de segunda-feira, 13 de junho, por volta das 8h30, horário do Reino Unido, membros da família de Dom Phillips residentes no Reino Unido foram contatados por Roberto Doring, vice-chefe de missão da Embaixada do Brasil em Londres para repassar uma atualização que recebeu de um contato oficial brasileiro.

Fomos informados por telefone que dois corpos haviam sido encontrados, mas que (devido ao fato de ainda ser madrugada no Brasil) nenhuma identificação havia ocorrido“.

De acordo com o jornalista André Trigueiro, na segunda-feira (13/6) a esposa de Dom, Alessandra Phillips, lhe informou que as equipes de buscas teriam localizado os cadáveres dos dois homens. Diferente da versão veiculada pelo jornalista, a Polícia Federal ressaltou que “nenhum corpo” foi encontrado.

Eles terminam o texto agradecendo pela ajuda que as pessoas estão oferecendo para “pedir às autoridades que intensifiquem as buscas”. A nota foi assinanda pelos irmãos de Dom, Sian Phillips e Gareth Phillips; pelos cunhados Helen Davies e Paul Sherwood e, pelos sobrinhos Rhiannon Davies e Domonique Davies.

0

Bruno e Dom faziam pesquisas para um livro no qual Dom trabalhava. Ele é colaborador do jornal britânico The Guardian e tem experiência na cobertura da região.

Bruno é servidor de carreira da Fundação Nacional do Índio (Funai) e estava de licença do órgão desde que foi exonerado, em 2019. Ele acompanhava o britânico na investigação sobre pesca e extração de madeira ilegal na região. Os dois profissionais desapareceram no deslocamento a barco entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?