Suspeita de contaminação fecha fábrica da Coca-Cola no Ceará

Medida ocorre após ser detectado um vazamento no sistema de resfriamento. Não há risco a população, diz ministro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de embalagem de coca cola zero
1 de 1 Foto colorida de embalagem de coca cola zero - Foto: Getty Images

O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou a suspensão da produção de refrigerantes em uma fábrica da Coca-Cola, em Fortaleza (CE), após uma suspeita de contaminação. De acordo com o ministro Carlos Fávaro, foi detectado um vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção.

Ainda segundo o titular da pasta, o lote suspeito está retido no estoque da empresa — portanto, não chegou a ser comercializado nos supermercados — e deve passar por análise. O ministro frisou que a contaminação é pouco provável e, mesmo que tenha ocorrido, não oferece risco à população.

“Essa indústria não usa, até porque é proibido no Brasil, o monoetilenoglicol ou dietilenoglicol — se lembrem do caso que ocorreu em uma cervejaria alguns anos atrás — ela não usa esse produto, portanto não há o que causar alarde. Ela usa etanol alimentício no processo de resfriamento do refrigerante”, disse.

“Essa possível contaminação, parece pouco provável, mas se houve, não é com material que não seja alimentício”, frisou Fávaro, ministro da Agricultura.

A fábrica permanecerá fechada até que seja feita a correção da falha. Em nota, a Solar, fabricante da Coca-Cola, afirmou que a suspensão das atividades ocorreu “em consonância” com o ministério e que tem conduzido “testes rigorosos” para comprovar as seguranças dos produtos.

“Estamos empenhados em retomar as atividades o mais rápido possível”, ressalta a empresa. “A Solar segue rigorosos protocolos de controle sanitário e de qualidade, reafirmando seu compromisso com altos padrões internacionais de produção, segurança alimentar em todas as etapas. Reforçamos o compromisso e diálogo com as autoridades e reiteramos que nossos produtos são 100% seguros, sem qualquer risco para os consumidores. Todas as demais operações de Solar seguem funcionando normalmente.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?