*
 

As buscas por um avião de pequeno porte que desapareceu no último domingo (2/12) foram retomadas nesta manhã terça-feira (4/12) pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave levava pelo menos sete índios e o piloto e voava sobre uma área de mata de difícil acesso no Amapá.

O desaparecimento da aeronave foi informado pela Funai (Fundação Nacional do Índio) na segunda (3/11). O avião faria o trajeto entre a aldeia Mataware, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, e o município de Laranjal do Jari, região sul do estado. As buscas se estendem até o município de Almerim, já no Pará.

Até agora, não se sabe se o piloto realizou um pouso de emergência ou se o avião caiu no meio da mata. A Funai informou que, 25 minutos depois de decolar, o piloto avisou que a aeronave estava com problema. Depois, houve perda de comunicação. Segundo a Funai, o último contato do avião foi às 12h30 do domingo.

A FAB (Força Aérea Brasileira) iniciou as buscas na manhã de segunda, usando uma aeronave enviada pelo Salvaero de Manaus. O motivo da viagem e a identidade dos passageiros e piloto não foram informados.