metropoles.com

FAB fará voo diário entre Brasília e Canoas, no RS, para levar ajuda

Força Aérea Brasileira vai transportar pessoas, materiais para as forças de apoio e doações para a população em geral

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / PR
Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas
1 de 1 Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo federal vai enviar todos os dias uma aeronave da Força Aérea Brasileira de Brasília (FAB) para Canoas, no Rio Grande do Sul. O voo será para o envio de pessoas, equipamentos e materiais de trabalho, alimentos, água e doações.

A decisão foi tomada na 4ª reunião da Sala de Situação, nesta segunda-feira (6/5). A decolagem vai ocorrer diariamente da Base Aérea de Brasília e não há a previsão do envio de passageiros que não sejam servidores nem estejam envolvidos na operação de socorro ao RS.

No momento, o acesso a Porto Alegre ao Rio Grande do Sul como um todo estão prejudicados. O Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, está fechado desde a última sexta-feira (3/5). Ele deve ficar com as operações impedidas até, no mínimo, o próximo dia 30.

“A todo momento, cada ministério vai ter uma demanda, uma necessidade. A aeronave, indo e voltando diariamente, vai possibilitar atendimentos mais rápido e a chegada de materiais e de servidores que precisem realmente chegar até lá”, explicou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A Agência Nacional de Águas (ANA) calcula que mais de 490 mil pessoas estão sem abastecimento de água em 53 municípios. Do total, 70 mil são apenas em Porto Alegre.

A catástrofe no Rio Grande do Sul atinge mais de 300 dos 497 municípios do Estado. O número de mortes subiu para 85 na tarde desta segunda-feira (6/5). Moradores enfrentam, além da falta d’água, escassez de água potável e falta de energia

O governador Eduardo Leite fez um apelo para que famílias de áreas suscetíveis à cheia na Lagoa dos Patos deixem as moradias. Em todo o Estado, há 1,1 milhão de pessoas afetadas pelas águas.

“Nos ajudem para que a gente possa salvar vidas, reduzir os transtornos e depois a gente vai estar junto para a reconstrução”, disse Leite.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?