metropoles.com

Exército já patrulha ruas de Fortaleza em função do motim de PMs

Além das tropas das forças armadas, o Ceará também recebeu apoio da Força Nacional, unidade comandada pelo Ministério da Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp-Image-2020-01-21-at-08.38.49
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-01-21-at-08.38.49 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizar o uso do Exército no Ceará, em função do motim da polícia militar da região, as tropas já estão presentes nas ruas da região metropolitana de Fortaleza, capital do estado.

A medida foi autorizada pelo presidente após pedido do governador cearense, Camilo Santana (PT). Ele solicitou – e foi atendido – o auxílio como Garantia de Lei e Ordem (GLO), publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Além das tropas das forças armadas, o Ceará também recebeu apoio da Força Nacional (foto de arquivo em destaque), unidade comandada pelo Ministério da Justiça e formada por policiais de outros estados.

Motim
Este é 4º dia de motim de policiais militares no Ceará. Desde a noite de terça-feira (18/02/2020), uma boa parcela dos PMs do estado cruzou os braços para pressionar por aumento salarial.

O movimento fechou batalhões, inclusive o da cidade de Sobral (a 270 km de Fortaleza), onde o licenciado Cid Gomes foi baleado ao jogar uma retroescavadeira contra o portão que era mantido fechado pelos encapuzados. Ele não corre risco de vida.

Há registros de ataques a carros oficiais, que tiveram os pneus esvaziados para não poderem ser utilizadas.

Desde o início do motim, a violência disparou no estado. Entre as 6h de quarta-feira e as 6h de quinta, o estado teve 29 homicídios – próximo a cinco vezes a média diária de 2020, de seis por dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?