metropoles.com

Ex-namorada expôs suposto esquema de fraude no Enem de 2023 e 2022

Estudante de medicina teria se passado por terceiros para realizar a prova do Enem nas duas últimas edições

atualizado

Compartilhar notícia

PF/Divulgação
imagem colorida fraude enem estudante medicina para
1 de 1 imagem colorida fraude enem estudante medicina para - Foto: PF/Divulgação

A ex-namorada de um estudante de medicina investigado por fraude nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou prints do esquema na internet antes da operação da Polícia Federal (PF) que investiga o caso, deflagrada nessa sexta-feira (16/2).

A Operação “Passe Livre” investiga um estudante de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no campus de Marabá, que teria se passado por outras duas pessoas para realizar a prova do Enem nas edições de 2023 e 2022.

Os outros dois indivíduos também passaram no curso de medicina na Uepa. Os três são investigados.

A PF informou ao Metrópoles que no dia da operação recebeu a informação de que a ex-namorada do estudante teria exposto os prints que revelavam a fraude na internet. Os agentes então entraram em contato com a moça e as imagens irão auxiliar para reforçar a tese investigada.

“Foi requisitada a perícia da Polícia Federal, perícia grafotécnica ou grafoscopia, que é uma perícia documentoscópica, que identificou que as provas não foram realizadas pela mesma pessoa que estava inscrita no certame”, informou o delegado da PF Ezequias Martins da Silva.

“Conseguimos cópias dos documentos com a Universidade do Estado do Pará, também com a Unifesp [Universidade Federal de São Paulo], visto que um dos investigados cursou psicologia naquela instituição, bem como cópias com a própria Universidade do Estado do Pará que colaborou bastante com a investigação”, completa o delegado responsável pela investigação.

Segundo a PF, o suspeito realizou as provas com documentos falsos para se passar pelos outros candidatos. Ninguém foi preso. Os investigadores tentam descobrir se existem outros aprovados de forma irregular pelo mesmo esquema de fraude.

Se a fraude for confirmada, os investigadores poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?