metropoles.com

Ex-ministro da Saúde de Bolsonaro prestigia posse de Nísia Trindade

O médico Nelson Teich comandou o Ministério da Saúde de Bolsonaro por pouco menos de um mês e saiu após divergências com o então presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaella Felicciano/Metrópoles
Ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, Nelson Teich prestigia posse de Nísia Trindade na pasta. Ele usa máscara e aparece sentado em meio à plateia - Metrópoles
1 de 1 Ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, Nelson Teich prestigia posse de Nísia Trindade na pasta. Ele usa máscara e aparece sentado em meio à plateia - Metrópoles - Foto: Rafaella Felicciano/Metrópoles

O ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro (PL) Nelson Teich prestigiou, nesta segunda-feira (2/1), a posse da ministra escolhida para comandar a pasta na gestão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a socióloga Nísia Trindade. A cerimônia ocorreu pela manhã, na sede do ministério.

Teich foi ministro de Bolsonaro por menos de um mês. O médico deixou o comando da pasta após divergências com o então chefe do Executivo sobre as medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Antes de Teich, a pasta era gerida por Luiz Henrique Mandetta.

5 imagens
Nisia Trindade ao lado do cacique Raoni
Nisia era presidente da Fiocruz
Seis ministros prestigiaram a posse de Nisia Trindade no Ministério da Saúde
Ex-ministro da Saúde,  Nelson Teich
1 de 5

Nisia Trindade toma posse como ministra da Saúde

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Nisia Trindade ao lado do cacique Raoni

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Nisia era presidente da Fiocruz

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Seis ministros prestigiaram a posse de Nisia Trindade no Ministério da Saúde

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Ex-ministro da Saúde, Nelson Teich

Rafaella Felicciano/Metrópoles

Em seguida, o ministério foi assumido por Eduardo Pazuello, que foi cortado por pressão política dos partidos do Centrão alinhados ao então governo. Coube ao médico Marcelo Queiroga chefiar a pasta nos últimos meses do governo Bolsonaro.

Trajetória

Nísia Trindade é graduada em ciências sociais com doutorado em sociologia, e atua como pesquisadora da Fiocruz desde 1987, tendo ocupado cargos-chave dentro da fundação, como o posto de diretora da Casa de Oswaldo Cruz (1998-2005), unidade da Fiocruz, e vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (2011-2016).

Em 2017, chegou à presidência da instituição. Teve papel fundamental durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Na ocasião, Nísia liderou a criação de um novo Centro Hospitalar no campus de Manguinhos (RJ), além de ter gerido o aumento da produção de kits para diagnóstico rápido da doença e processamento célere dos resultados das testagens.

Ainda no âmbito da crise sanitária, a pesquisadora coordenou o acordo da Fiocruz de encomenda tecnológica. Em parceria com a AstraZeneca, a fundação se tornou a primeira no Brasil a produzir uma vacina contra a Covid 100% nacional, tendo fornecido ao Ministério da Saúde mais de 200 milhões de doses.

O desempenho durante a pandemia levou Nísia a ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao ser anunciada por Lula como ministra, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, parabenizou a presidente da Fiocruz.

“Parabéns, minha amiga Dra. Nísia Trindade, pela sua nomeação para Ministra da Saúde no Brasil, e a primeira mulher nesse cargo. Tudo de bom e estou ansioso para trabalhar juntos nos próximos anos para avançar”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?