metropoles.com

Ex-interventor critica lema bolsonarista “Deus, pátria e família”

Ricardo Cappelli questionou o motivo para membros da extrema-direita utilizarem lema bolsonarista como slogan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ricardo Capelli, interventor federal da segurança do DF, durante coletiva de imprensa em unidade da Polícia Militar. Ele aparece ao lado da governadora em exercício, Celina Leão - Metrópoles
1 de 1 Ricardo Capelli, interventor federal da segurança do DF, durante coletiva de imprensa em unidade da Polícia Militar. Ele aparece ao lado da governadora em exercício, Celina Leão - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ex-interventor da União da Segurança Pública na capital do país, Ricardo Cappelli, questionou, neste sábado (4/2), o lema da extrema-direita, “Deus, família e pátria”.

“Por que Deus, família e pátria foram parar nas mãos da extrema-direita? Estive na formatura de 319 homens e mulheres da PM/DF. Uma festa linda. Com uma bandeira nacional imensa. As famílias, orgulhosas, lotaram as arquibancadas. Antes de criticar, devemos refletir e dialogar”, escreveu o ex-interventor no Twitter.

O youtuber Felipe Neto respondeu ao tuite, justificando a origem da relação entre o slogan e a posição política pelo fundamentalismo religioso, “distorção da realidade da família para expulsar tudo que não for ‘tradicional’ e uso do ultra-nacionalismo para “pregar ódio ao que vem de fora”.

Cappelli, no entanto, defendeu que a questão seria “mais complexa”:

“Ao longo da intervenção federal, conheci muitos homens e mulheres que são por Deus, pela família e pela pátria e não são fascistas, muito pelo contrário, estiveram ao meu lado defendendo a Constituição. Para todo problema complexo há sempre uma resposta simples e errada.”

O lema é originário de movimentos radicais. Em 1930, surgiu como slogan do movimento fascista Ação Integralista Brasileira (AIB), com ideais baseados no Fascismo, da Itália, e no Nazismo, da Alemanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?