metropoles.com

Ex-governador Robinson Faria é denunciado por “rachadinhas” no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte também denunciou outras dez pessoas por desvios de dinheiro envolvendo funcionários fantasmas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
robinson faria reproducao
1 de 1 robinson faria reproducao - Foto: Reprodução/Facebook

O ex-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria é denunciado pelo Ministério Público do estado por desvios de dinheiro público envolvendo funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do RN. O político é pai do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

De acordo com o MPRN, ele e outras dez pessoas, também denunciadas, mantinham funcionários que não trabalhavam na folha de pagamentos da Assembleia. Boa parte dos salários era, então, devolvido para servidores da instituição. Foram desviados cerca de R$ 3,7 milhões.

O juiz Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, da 6ª Vara Criminal de Natal, acolheu a denúncia do MPRN e autorizou abertura de processo penal contra Faria e os outros dez investigados.

Segundo o MPRN, o esquema funcionou na Assembleia entre 2008 e 2010, quando Robinson Faria era deputado estadual e presidiu a casa. Filiado ao PSD, ele foi governador do Rio Grande do Norte entre 2015 e 2018.

A denúncia é investigada no âmbito da operação Croupier, desdobramento da operação Dama de Espadas, que atua na apuração de casos de corrupção no Rio Grande do Norte.

Em nota à imprensa, a defesa de Faria nega as acusações:

“Mais uma vez, o Ministério Público tenta criminalizar a atuação absolutamente lícita de Robinson Faria enquanto Presidente da ALRN. Através de uma nova denúncia incapaz de descrever qualquer conduta criminosa por parte de Robinson, a acusação demonstra novamente toda sua determinação em vinculá-lo a qualquer custo a imaginadas irregularidades ocorridas entre os anos de 2008 e 2010. Esta Defesa tem total confiança de que esta nova acusação, absolutamente infundada, será rejeitada pelo Poder Judiciário”, diz o comunicado.

Compartilhar notícia