EUA devem anunciar se vão banir voos do Brasil e doam respiradores ao país

O ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, foi ao Twitter comemorar a decisão de Trump enviar os aparelhos aos hospitais nacionais

atualizado 24/05/2020 17:15

Donald TrumpDoug Mills-Pool/Getty Images

Assessores do presidente americano, Donald Trump, informaram na tarde deste domingo (24/05) que a Casa Branca irá anunciar um bloqueio de voos brasileiros para o país. A restrição se deve aos números de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Em entrevista ao canal de notícias americano CBS, Robert O’Brien, consultor de segurança nacional dos Estados Unidos, afirmou que a medida será semelhante à sanção aplicada para o Reino Unido, Europa e China. “Hoje devemos ter a decisão em relação ao Brasil. Esperamos que seja temporária”, destacou.

Segundo Robert, devido à situação no Brasil, o governo vai “tomar todas as medidas” necessárias para “proteger o povo americano”.

Trump tem evitado críticas ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), de quem é um aliado, mas o aumento de casos de coronavírus no Brasil tem sido apontado como um problema pelo americano.

Nesta semana, o vice-presidente americano, Mike Pence, que é também chefe da Força Tarefa da Casa Branca para combate ao coronavírus, citou a possibilidade pela primeira vez.

0

 

Araújo fala de doação de respiradores
Com a notícia do banimento já circulando, o ministro das Relações Exteriores do Brasil foi ao Twitter comemorar boas relações com a Casa Branca, que devem garantir ao Brasil a doação de mil respiradores.

“Parceria produtiva entre duas grandes democracias”, disse Ernesto Araújo, que não falou sobre o bloqueio a entrada de brasileiros por via aérea nos EUA.

Situação no Brasil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a América do Sul se tornou o último epicentro da Covid-19, e o Brasil é o segundo país mais afetado do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos em número de casos.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado neste sábado (23/05) informa 22.013 mortos e 347.398 casos.

Bolsonaro proibiu a entrada de estrangeiros no Brasil por 30 dias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou restrição por causa da pandemia de Covid-19.

Últimas notícias