Estados em crise poderão pegar empréstimos com bancos internacionais
A união quer garantir até R$ 10 bilhões às unidades da federação que estão em situação de calamidade financeira

Os estados em situação de calamidade financeira poderão fazer empréstimos com bancos privados estrangeiros. Instituições brasileiras como o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa ficam de fora desta vez, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, adiantou que a União quer garantir até R$ 10 bilhões para os estados em 2019. Os governos, no entanto, acreditam que esse valor é inferior ao que eles precisam, conforme informou o veículo.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasAté o momento, bancos como Citibank, JPMorgan, Santander, entre outros, já demonstraram interesse em conceder os empréstimos. Em contrapartida, eles querem que a União seja a fiadora nas transações.
Outras opções
Além dos financiamentos, o governo federal pretende oferecer outras opções aos estados, como a compra de títulos atrelados a recebíveis da dívida ativa e direitos de royalties do petróleo. Para isso, será preciso de um aval do Tesouro.
Para conseguir o financiamento, os governos locais devem enviar um plano de contenção de despesas para os próximos quatro anos. Com isso, a União poderá autorizar o empréstimo, que deve chegar a 40% do valor total apresentado pelos estados nos relatórios.
O programa de empréstimos ainda não tem dada para entrar em funcionamento. Os governadores dos estados com situações mais críticas pediram à União que ficasse pronto ainda neste mês, mas o secretário do Tesouro já informou que não terá início agora.


