Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Essequibo: Venezuela e Guiana falam em paz após encontro no Itamaraty

Os chanceleres da Venezuela, Yván Gil Pinto, e da Guiana, Hugh Todd, se reuniram com o ministro Mauro Vieira, em Brasília

25/01/2024 20:42
Márcio Batista/MRE
Foto colorida do ministro Mauro Vieira, dos chanceleres da Venezuela, Yván Gil Pinto, e da Guiana, e Hugh Todd - Metrópoles

Os chanceleres da Venezuela, Yván Gil Pinto, e da Guiana, Hugh Todd, se reuniram com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Palácio Itamaraty, nesta quinta-feira (25/1). O encontro tinha como pano de fundo um acordo relacionado à disputa por Essequibo.

Foi a primeira reunião da comissão conjunta de chanceleres e técnicos dos dois países, criada justamente para discutir as tensões relacionadas a Essequibo.

“Reafirmo que nossa região tem a vontade política e todos os instrumentos necessários para avançar no princípio comum de desenvolvimento social justo em ambiente pacífico e solidário. Ao nos depararmos com guerras em diferentes partes do mundo, aprendemos a valorizar ainda mais nossa cultura latino-americana e caribenha de paz”, afirmou Mauro Vieira.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Segundo o Itamaraty, os representantes das duas nações apresentaram propostas de agenda para comissão conjunta, que serão analisadas em uma reunião posterior, também no Brasil.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
“A Guiana segue comprometida em resolver a controvérsia que a Venezuela tem com a decisão de 1899 do tribunal arbitral de um jeito muito pacífico”, destacou Hugh Todd.

A sentença citada pelo representante da Guiana retira toda a região de Essequibo do território venezuelano. No entanto, a Venezuela considerou a decisão inválida e argumenta que há imparcialidade por parte das autoridades da época.

“Nós reiteramos o nosso apoio e compromisso com a Carta da ONU [Organização das Nações Unidas], que inclui o respeito à lei internacional e ao acordo de 1966 de Genebra, que está dentro da lei internacional”, frisou o chanceler guianês.

O representante da Venezuela ressaltou que está “realmente satisfeito” com a conversa e “com muitas expectativas” de novas discussões.

“A Venezuela e o governo do presidente Nicolas Maduro está plenamente comprometido em buscar alternativas que nos permitam chegar a uma solução mutuamente aceitável”, reforçou o chanceler venezuelano.

A região de Essequibo está localizada na fronteira entre a Venezuela e a Guiana. O local é rico em recursos naturais, como petróleo e gás, e tem atraído a atenção de grandes nações.