metropoles.com

Espécie rara de gato é vista no Parque das Emas, em Goiás; conheça

O gato-palheiro-melânico, conhecido como gato-dos-pampas, foi visto no Parque Nacional das Emas, na região sudoeste de Goiás

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Kennedy de Andrade Borges
imagem colorida gato palheiro melanico
1 de 1 imagem colorida gato palheiro melanico - Foto: Divulgação/Kennedy de Andrade Borges

Goiânia – O gato-palheiro-melânico, conhecido como gato-dos-pampas, foi visto no Parque Nacional das Emas, a 25 km de Chapadão do Ceú, na região sudoeste de Goiás. O animal faz parte da lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

A imagem foi feita quando o gato-palheiro-melânico capturava uma presa. O registro ocorreu em 27 de setembro deste ano, mas só foi divulgado nesta semana.

Kennedy de Andrade Borges, biólogo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fez um registro do animal enquanto ele se preparava para capturar uma presa. “Eu estava a mais de 60 m de distância. Deitei-me no chão e fiz um pseudo-tripé com o tronco e braços para conseguir essa imagem”, detalhou.

Segundo o biólogo, o gato-palheiro-melânico faz parte de uma espécie furtiva, discreta e rápida. Kennedy explicou que o termo “melânico” se refere à coloração escura dos pelos do animal, que tem o costume de caçar nas estradas e em volta do terreno natural do Parque.

Embora o registro tenha ocorrido na hora certa, Kennedy destacou que o animal é muito difícil de ser avistado devido à rápida movimentação na vegetação quando percebe algum movimento estranho.

A médica veterinária Luana Borboleta informou que o animal é um felídeo um pouco maior que o gato doméstico. A espécie pode ser encontrada na Argentina, no Brasil, Paraguai e Uruguai. De acordo com ela, o habitat do gato-palheiro-melânico tem sido considerado o maior em ameaça de desmatamento entre os países.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?