ES: vacinação antirrábica será realizada em 110 pontos de Vila Velha

Imunização vai acontecer nos dias 20 e 27 de agosto e 3 de setembro, de 8h às 17h. A vacinação é gratuita e não é necessário agendar

atualizado 15/08/2022 12:54

Vacina antirrábicaDivulgação

Quem tem um animal de estimação precisa estar atento ao calendário de vacina contra a raiva. Nos dias 20 e 27 de agosto e 3 de setembro, a Prefeitura de Vila Velha promove a vacinação antirrábica para cães e gatos acima de três meses de vida em mais de 110 pontos, contemplando todas as regiões da cidade. A imunização vai acontecer de 8h às 17h. É gratuita e não precisa agendar.

Durante o mês de julho, as equipes de vacinação foram até a Zona Rural do município, vacinando em torno de 4 mil cachorros e gatos. A partir do próximo sábado (20), é a vez da região urbana. A coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Wanessa Andrade, fala sobre as expectativas e a importância da vacinação:

“Estamos com o propósito de vacinar aproximadamente 30 mil animais, entre cães e gatos. Por isso, nos organizamos para que todos os animaizinhos de Vila Velha possam receber a dose, facilitando o acesso para seus tutores e indo até mais de 80 bairros do nosso município.

“A vacinação é muito importante para que o animal não adquira raiva e, como consequência, não a transmita ao ser humano. Essa é a única maneira de se prevenir a doença nos pets e nas pessoas”, concluiu.

Programação

As equipes estarão em todos os locais do município, de 8h às 17h.

Dia 20 de agosto nas regiões 1 e 2;
Dia 27 de agosto nas regiões 3 e 4;
Dia 3 de setembro na região 5.

Clique aqui e confira os bairros e pontos da vacinação contra raiva

Qual animal deve vacinar?

Todos os cães e gatos que tiverem mais de 3 meses de vida devem tomar a vacina. As cadelas e as gatas que estiverem prenhas ou amamentando também podem se vacinar. Apenas os animais que estão fazendo uso de antibiótico ou anti-inflamatório devem aguardar o término do tratamento para receberem suas doses.

Orientações para a vacinação

Os cães de grande porte ou bravos devem usar uma focinheira, assim como os gatos precisam estar devidamente contidos. No caso dos felinos, é importante evitar levar o animal solto no colo, para que ele não fuja ao se assustar.

Mais lidas
Últimas notícias