metropoles.com

Enem dos Concursos bate recorde: 1,7 milhão de inscritos

Concurso Nacional Unificado, o Enem dos Concursos, alcançou marca de 1,7 milhão de inscritos. Candidatos podem se inscrever até sexta (9/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Wey Alves/Metrópoles
Foto colorida monitor computador site Concurso Público Nacional Unificado (CNU) enem dos concursos - metrópoles
1 de 1 Foto colorida monitor computador site Concurso Público Nacional Unificado (CNU) enem dos concursos - metrópoles - Foto: Wey Alves/Metrópoles

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido também como Enem dos Concursos, alcançou nesta quarta-feira (7/2) a marca de 1,7 milhão de inscritos, tornando-se o maior concurso da história do país em número de inscrições. Os dados são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O prazo máximo para inscrição na primeira edição do certame é a próxima sexta-feira (9/2). A expectativa é que o total de inscritos fique entre 3 milhões e 3,5 milhões de pessoas. Nos últimos dias de inscrições abertas, espera-se que o número de inscrições suba.

0

As 6.640 vagas para o serviço público federal ofertadas nos oito editais do Concurso Nacional abrangem todas as 26 capitais de estado, Brasília e cidades do interior dos estados. No total, 220 municípios irão aplicar as provas de forma simultânea.

O certame será realizado no dia 5 de maio, sob organização da Fundação Cesgranrio.

Como se inscrever no “Enem dos Concursos”?

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do Gov.br. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90; para o bloco de cargos de nível médio, o valor é de R$ 60. O prazo para pedido de isenção já foi encerrado.

Com o objetivo de “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos da Administração Pública Federal”, o Concurso Unificado tem o grande diferencial de possibilitar que o interessado concorra a mais de uma vaga, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única.

Durante a inscrição, o candidato precisa fazer a escolha com base nas carreiras, que ficam divididas em oito blocos temáticos — cada um reúne as carreiras semelhantes. O candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.

Confira os editais 1234567 e 8 publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Veja o cronograma do CPNU:

  • Divulgação do edital: 10 de janeiro
  • Início das inscrições: 19 de janeiro
  • Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril
  • Aplicação das provas: 5 de maio
  • Divulgação dos resultados finais das provas objetivas e dos resultados preliminares das provas discursivas e da redação: 3 de junho
  • Divulgação final dos resultados: 30 de julho
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?