Enem 2020: Inep prorroga prazo para cadastrar foto até 8 de outubro

Todos os participantes devem, obrigatoriamente, anexar a imagem de identificação. Foto deve atender critérios previstos nos editais

atualizado 01/10/2020 21:17

provasReprodução

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão até as 23h59 do dia 8 de outubro para inserir a fotografia pessoal no sistema, por meio da Página do Participante. O prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por mais uma semana, em função do volume de acessos ao sistema em um único dia.

Segundo o Inep, a prorrogação tem o objetivo de garantir a realização do procedimento por parte dos inscritos. Participantes que já incluíram a foto anteriormente não precisam repetir a operação.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todos os participantes desta edição devem, obrigatoriamente, anexar a imagem no sistema.

A foto precisa atender a algumas regras, como ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

“A fotografia ainda deve mostrar o rosto inteiro do participante, com uma boa iluminação e foco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG. Imagens em PDF não serão permitidas”, diz o MEC.

O Inep e o Ministério da Educação não realizam validação da foto. Dessa maneira, o candidato é responsável pela foto enviada no sistema, que será anulada se não cumprir os requisitos do MEC.

0
Datas

As provas da edição 2020 do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

O exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens e códigos; ciências humanas; ciências da natureza; e matemática e suas tecnologias.

Últimas notícias