Emocionada, irmã de jornalista inglês cobra celeridade das autoridades

Sian Phillips diz que o tempo é crucial para garantir a segurança do irmão:"Pedimos urgência às autoridades brasileiras"

atualizado 07/06/2022 16:01

Reprodução/Twitter

A irmã do jornalista britânico Dom Phillips pediu, por meio de um vídeo publicado no Twitter, que as autoridades brasileiras sejam mais rápidas na busca pelo irmão. Ele e o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira estão desaparecidos há mais de 24 horas no Vale do Javari, no Amazonas. Os dois faziam expedições juntos na região desde 2018.

“Meu irmão Dom vive no Brasil com a mulher dele, ele ama o país e se preocupa muito com as pessoas lá. Nós sabíamos que é um lugar perigoso, mas o Dom realmente é um jornalista talentoso e estava fazendo pesquisas para um livro quando desapareceu ontem”, disse Sian Phillips.

“Nós estamos muito preocupados com ele e pedimos urgência às autoridades brasileiras para que façam tudo”, suplica a mulher. Ela ainda enfatiza que o tempo é crucial para garantir a integridade dos dois desaparecidos.

O marido de Sian, Paul Sherwood, também disse: “Imploramos às autoridades brasileiras que enviem a Guarda Nacional, Polícia Federal e todos os poderes à sua disposição para encontrar nosso querido Dom”, escreveu Sherwood. Ele ressaltou que Dom “ama o Brasil e dedicou sua carreira à cobertura da floresta amazônica”.

“Entendemos que o tempo é essencial, então, por favor, encontre nosso Dom o mais rápido possível. Por favor, ajude a levar este pedido às autoridades brasileiras”, concluiu.

Dom e Bruno se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que fica próxima ao Lago do Jaburu. O jornalista pretendia fazer algumas entrevistas com integrantes da comunidade que residem no local.

Depois de ter enviado homens e um lancha para o local do desaparecimento, na manhã desta terça-feira (7/6), a Marinha do Brasil mandou também um helicóptero do 1º Esquadrão de Emprego Geral do Noroeste, duas embarcações e uma moto aquática.

A Embaixada do Reino Unido no Brasil informou, em nota, que está em contato com as autoridades brasileiras. “Estamos fornecendo apoio consular para a sua família”, pontua o texto. Dom Phillips é um jornalista colaborador do veículo britânico The Guardian. Ele se mudou para o Brasil em 2007 e mora em Salvador.

Phillips está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson. Além do Guardian, Phillips já publicou trabalhos no Financial Times, New York Times, Washington Post e em agências internacionais de notícias.

Mais lidas
Últimas notícias