metropoles.com

Em último discurso no Senado, Dino fala em fortalecimento da política

Dino fez último discurso como senador na tribuna. Nesta quarta-feira, o parlamentar entrega a carta de renúncia ao cargo para assumir STF

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de Flávio Dino em seu último discurso como senador
1 de 1 Imagem colorida de Flávio Dino em seu último discurso como senador - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O senador Flávio Dino (PSB-MA) se despediu, nesta terça-feira (20/2), de seu mandato como parlamentar. Ele deixa o cargo para assumir uma das 11 cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (22/2).

Dino fez o último discurso como senador na tribuna do plenário. Nesta quarta-feira (21/2), o parlamentar entrega a carta de renúncia ao cargo.

0

Na tribuna, Dino agradeceu o apoio dos colegas e relembrou a atuação durante os 18 anos de carreira política. O senador também defendeu a atuação e a importância do trabalho político no Brasil.

“O exercício da política demanda humildade para lidar com a controvérsia, para lidar com quem pensa diferente e para entender que o seu poder é de modo inevitável, transitório e submetido à sua excelência o eleitor, a eleitora. E finalmente é preciso ter coração”, disse.

“A política, para ser feita com valores, é preciso ter coragem, é preciso ter humildade e é preciso ter sentimento. Sentimento inclusive para, na hora mais difícil, entender que o dinheiro público não é para você se servir, é para servir ao outro, tal como Jesus Cristo, que se ajoelhou aos pés dos apóstolos para lavá-los”.

Dino pediu que seus colegas e a população brasileira esperem “imparcialidade, isenção e cumprimento à Constituição” em sua atuação na Suprema Corte.

Ele também reafirmou seus planos como futuro ministro do STF. “Eu quero reiterar três compromissos fundamentais aqui: agir no Supremo com respeito à presunção da constitucionalidade das leis; agir no Supremo com respeito à presunção da legalidade dos atos administrativos e agir no Supremo de modo consentâneo com o princípio da presunção”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?