metropoles.com

Em última sessão do G20, Haddad defende mais financiamento climático

Ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad comandou nesta quinta a última sessão da trilha de finanças do G20, nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério da Fazenda
Haddad-G20
1 de 1 Haddad-G20 - Foto: Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez nesta quinta-feira (24/10) um alerta sobre a mudança climática e defendeu mais financiamento para projetos de transição energética.

Haddad abriu nesta quinta, em Washington, D.C., nos Estados Unidos, a última sessão da trilha de finanças do G20 em 2024. O Brasil vai passar a presidência do Grupo dos Vinte para a África do Sul, em 2025.

“A mudança climática é agora uma realidade. Trata-se de nada menos que uma ameaça existencial à vida como a conhecemos. Devemos, portanto, focar em aumentar substancialmente o financiamento climático. Precisamos facilitar transições energéticas rápidas e equitativas, compatíveis com a proteção de vidas, meios de subsistência e biodiversidade ao redor do mundo”, defendeu.

O ministro ainda chamou a atenção para a possibilidade de eclosão de uma nova pandemia. “Embora juntos tenhamos enfrentado a pandemia da Covid-19 e melhorado nossa capacidade coletiva de lidar com emergências globais de saúde, ainda há muito a ser feito nessa área. Os riscos de uma nova pandemia continuam a aumentar, exacerbados pela perda de biodiversidade e pelas mudanças climáticas”, disse.

Ele defendeu que o G20 aumente “significativamente” os investimentos em prevenção, preparação e resposta à pandemias, bem como investimento nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à saúde.

Haddad e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estão em Washington ao longo desta semana para uma série de reuniões bilaterais com lideranças e investidores.

Na quarta (23/10), o titular da Fazenda enalteceu a parceria com Marina e elogiou o trabalho do Congresso Nacional na aprovação de projetos da chamada agenda verde, como o projeto do hidrogênio verde e a regulação do mercado de carbono — esta última ainda em negociação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?