metropoles.com

Em reta final de mandato, Doria faz tour para entrega de obras

Desde início do mês, governador tem viajado por SP para anunciar obras e aumentar seu portfólio de feitos para a campanha presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
João Doria e Ricardo Nunes visitam obras da Linha 6-Laranja do Metrô
1 de 1 João Doria e Ricardo Nunes visitam obras da Linha 6-Laranja do Metrô - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A poucos meses de entregar o cargo de governador para concorrer à Presidência, João Doria (PSDB) tem cumprido agenda intensa por todo o estado para entregar obras e anunciar investimentos.

Desde o início do ano, o político inaugurou obras viárias, delegacias e equipamentos de assistência social. Também viajou a pequenas cidades para participar até de inauguração de creche ao lado de prefeitos e anunciar repasses financeiros nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança.

A ideia do governador é focar na entrega de obras, grandes ou pequenas, até o início de abril, quando deve deixar o governo paulista – e, a partir disso, circular pelo país em pré-campanha presidencial. Assim, pretende aumentar seu portfólio de feitos para a as eleições de outubro e angariar apoio de políticos locais e da população do estado.

Afinal, um dos motes do atual governo tucano é justamente a alegação de que não há obras paradas no estado. O trecho norte do Rodoanel, entretanto, ainda vive um impasse e a gestão já admite que o complexo viário não será concluído neste ano.

0

O “mutirão” para entregar pequenas obras foi intensificado ainda nos últimos meses de 2021 e, desde o início de janeiro, toma a maior parte das agendas do Executivo paulista. Uma das áreas a que o governo tem se dedicado é a de segurança pública, setor sensível para Doria, pressionado pelas Polícias Militar e Civil para dar os aumentos de salário que prometeu e não cumpriu.

Em 6/1, o governador foi até São José dos Campos lançar uma nova sede do Centro de Operações da Polícia Militar. No mesmo dia, entregou um prédio do 41º Batalhão de Polícia Militar em Jacareí.

No dia seguinte, seguiu até Jaguariúna para inaugurar uma unidade do programa Creche Escola. Em 10/1, fez agenda em Itatiba para divulgar melhorias em delegacias do município. Em 11/1, partiu até Monte Aprazível para anunciar obras em escolas e seguiu para Macaubal para entregar um Centro de Convivência do Idoso (CCI). Em 14/1, desembarcou em Salto para exibir um novo CCI e falar sobre investimentos em educação.

Nessa terça (18/1), seu foco se deu na Grande São Paulo: foi a Carapicuíba, na zona oeste, e a Francisco Morato, na zona norte, para a inauguração de obras viárias.

As agendas devem abarcar todas as 17 regiões do estado, e também ajudam a alavancar a candidatura de seu sucessor e pré-candidato ao governo paulista, Rodrigo Garcia (PSDB).

Muitas vezes, o vice-governador também acompanha a programação, o que lhe auxilia a enfrentar seu principal desafio político nos próximos meses: tornar-se mais conhecido. Ele usará a “máquina do Estado” a seu favor, e a avaliação no partido é de que, assim que assumir o governo e começar a girar São Paulo entregando novas construções e anunciando repasses, naturalmente conseguirá apoio popular.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?