Em pronunciamento, ministro da Educação exalta números da gestão
Camilo Santana ressaltou proibição do uso de celulares nas escolas, implementada há um ano, além de programas do governo
atualizado
Compartilhar notícia

Em pronunciamento em rede nacional na noite deste domingo (8/2), o ministro da Educação, Camilo Santana, fez um balanço para destacar os números de sua gestão à frente do órgão.
Entre as ações citadas pelo ministro está a proibição do uso de celulares nas escolas, implementada há um ano, com a justificativa de que a iniciativa contribuiu para aumentar a concentração dos alunos nas atividades escolares.
Segundo o ministro, como consequência da ação, a conectividade nas escolhas subiu de 45% em 2023 para 70% em 2026, totalizando 96 mil unidades com acesso adequado à internet. Camilo também citou que, desde 2023, o governo entregou mais de 2.250 escolas, creches e quadras esportivas, além de retomar obras paralisadas e iniciar mais de 6 mil novos projetos.
O ministro também citou o Pé-de-Meia, Enem, os recordes no Sisu, ProUni e Fies, e os investimentos em institutos federais, universidades e hospitais universitários.
No final do pronunciamento, Camilo ressaltou iniciativas voltadas à valorização dos professores, como reajustes salariais enviados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Congresso Nacional em 21 de janeiro. Após negociações, o percentual foi fixado em 5,40%. Com isso, o piso do magistério passa a ser de R$ 5.130,63.
Saída do governo
O ministro avalia se deixará a pasta para retomar o mandato no Senado, para o qual foi eleito em 2022, ou se voltará a disputar o governo estadual do Ceará, cargo que ocupou de 2015 a 2022.
