Em programa partidário, PT fará desagravo a Lula sem participação de Dilma
No vídeo de cerca de 10 minutos, o partido afirma que setores da sociedade e da oposição estão desrespeitando as regras e atacando e caluniando o petista

O programa de televisão do PT que será exibido em cadeia nacional nesta terça-feira (23/2) faz um desagravo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No vídeo de cerca de 10 minutos, o partido afirma que setores da sociedade e da oposição estão desrespeitando as regras e atacando e caluniando o petista. A presidente Dilma Rousseff não aparece no vídeo.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasNo programa, o PT diz que os que hoje tentam “manchar a história” de Lula “são os mesmos de ontem”: “os preconceituosos que nunca aceitam suas ideias”. “Mas não vão conseguir. As ofensas, as acusações, a privacidade invadida. Tudo isso passa, Lula. A luta é antiga e vamos vencer novamente, porque você permanece sendo a voz de um País pobre que se fez forte, que se fez novo. E isso que importa.”
No vídeo, o ex-presidente Lula não menciona as acusações e investigações das quais vêm sendo alvo. O petista faz apenas um mea-culpa do partido de forma geral. “É verdade que erramos, mas acertamos muito mais e podemos melhorar”, diz. “Temos tudo para voltar a crescer”, emenda Lula, após citar avanços de governos petistas, que, segundo ele, incomodam gente que não gosta de dividir a poltrona dos aviões com os mais pobres.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também ressalta, no programa, avanços de governos petistas e diz que a sigla está “trabalhando para o Brasil voltar a crescer, sem recuar nos direitos, renda e salários dos trabalhadores”. Sem citar medidas específicas, o dirigente petista diz que nenhuma medida econômica pode ser boa se deixar para trás as pessoas.
Imersa em uma crise política e com a popularidade em baixa, a presidente Dilma não aparece no vídeo. De acordo com o presidente nacional do PT, a petista foi convidada, mas preferiu não gravar o programa.
Ódio
No vídeo, o PT também questiona “por que tanto ódio” contra o partido. “Erros se corrigem, dificuldades passam, o povo sabe disso”, diz. A legenda afirma que mundo tem o direito de defender suas ideias, mas que tem horas que é preciso ser “maior que nós mesmos”. “A hora não é de defender as bandeiras que separaram, é de reunir forças para fortalecer o Brasil”, conclama o partido.
No programa, o PT afirma que todos os países passam por períodos de maior e menor crescimento econômico. Após lembrar crises anteriores, como a de 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, a legenda diz que a crise de 2008 “ainda não acabou”. “O Brasil quebrou no passado três vezes e teve que pedir dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI)”, lembrou.
O vídeo do PT que será veiculado nesta terça foi produzido por Edson Barbosa, mais conhecido como Edinho. Ele já trabalhou para o PT no passado. Nas últimas eleições presidenciais, foi responsável pela propaganda do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo no início da campanha presidencial de 2014.


