Em Porto Alegre, Brasil confirma terceiro caso de varíola dos macacos

Homem tem 51 anos, está estável e em isolamento. Outros seis possíveis casos da doença são investigados pelo Ministério da Saúde

atualizado 12/06/2022 20:36

Smith Collection/Gado/Getty Images

O Ministério da Saúde informou, neste domingo (12/6), que recebeu a confirmação do terceiro caso de varíola dos macacos no país. O paciente é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O homem tem 51 anos, histórico de viagem a Portugal e voltou ao Brasil em 10 de junho. A infecção foi confirmada laboratorialmente por RT-PCR neste domingo pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo (IAL/SP).

O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informou o ministério.

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

O CIEVS Nacional, unidade operacional do Ponto Focal do Regulamento Sanitário Internacional (PFRSI) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, realizou a notificação à Organização Mundial de Saúde (OMS) no cumprimento ao RSI.

No momento, o Brasil registra três casos confirmados da Monkeypox, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem em isolados e em monitoramento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias