Em MG, Lula critica quem “brinca de fazer política” pelo celular
Presidente visitou cidades afetadas pelas chuvas na Zona da Mata mineira e pediu um minuto de silêncio pelas vítimas
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou autoridades que fazem “pirotecnia” e ficam “brincando de fazer política” pelo celular, durante visita às cidades afetadas pelas chuvas na Zona da Mata de Minas Gerais, neste sábado (28/2). Na ocasião, o titular do Planalto anunciou medidas de apoio emergencial e à reconstrução dos municípios. Ao todo, 70 pessoas já morreram em decorrência das chuvas que atingiram o estado.
Lula voltou a dizer que este ano será “o ano da verdade”. “Esse é o ano em que a gente vai provar quem mente e quem não mente. O ano em que a gente vai provar quem faz e quem não faz. Esse é o ano que a gente vai provar que fazer pirotecnia através do celular não resolve o problema da sociedade”, afirmou o presidente.
Em seguida, ele frisou: “O cidadão que fica gravando e fazendo meme toda hora, brincando de fazer política, nós vamos desmascarar exatamente nesse ano”.
A declaração ocorre dias após o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sofrer críticas por bloquear uma rua alagada em Ubá, um dos municípios atingidos pela tragédia, para gravar um vídeo para as redes sociais. Após o episódio, ele se manifestou cobrando o governo Lula por “ações concretas” para auxiliar a região.
Os municípios de Juiz de Fora e Ubá foram os mais afetados pela tragédia. Segundo o Corpo de Bombeiros, Juiz de Fora registrou 64 mortos e 1 desaparecido. Do total, 60 corpos foram resgatados pela corporação. Outras seis mortes e 2 desaparecidos foram registradas em Ubá.
Neste sábado, Lula visitou locais destruídos pelas enchentes e deslizamentos. O presidente anunciou que o governo federal financiará a reconstrução de casas que foram destruídas, nos moldes das medidas adotadas nas enchentes do Rio Grande do Sul, em 2024. Ao final da visita, o petista pediu um minuto de silêncio pelas vítimas.
“Ninguém que foi prejudicado pela chuva, pelos deslizamentos, ficará com prejuízo nas costas. Nós vamos ajudar as pessoas a se recuperarem”, garantiu Lula.
Medidas
O governo federal criou um gabinete de crise na região para apoiar prefeitos nas ações de emergência e de reconstrução das cidades. A comitiva de ministros que acompanhou o presidente fez um balanço das medidas anunciadas até o momento.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Força Nacional do SUS enviou 2,5 toneladas de medicamentos e insumos para fortalecer o atendimento à população. O governo vai distribuir cerca de 318 mil fraldas pediátrias e geriátricas, além de mais de 40 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, asma e outras doenças.
O Executivo também vai flexibilizar as regras para retirada de remédios pelo programa Farmácia Popular na região, dispensando a necessidade de apresentação da receita e outros documentos.
“Não precisa levar a receita, o documento, porque muitas pessoas perderam. Então, elas já pegam sem esses documentos nos abrigos, vão poder pegar na Farmácia Popular”, explicou o ministro.
A Caixa Econômica Federal anunciou que os recursos do saque-calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já estão disponíveis para o trabalhador que precisar sacar. De acordo com o presidente do banco, Carlos Vieira, outras ações devem ser divulgadas em breve, como a postergação do prazo de pagamentos de dívidas de empresários.










