metropoles.com

Em derrota para o governo, CPI do MST aprova convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa

Convocação de Rui Costa é uma das estratégias da oposição para vincular a gestão do presidente Lula às invasões do MST

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro Rui Costa (Casa Civil) no Senado durante audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional - metrópoles
1 de 1 Ministro Rui Costa (Casa Civil) no Senado durante audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aprovou, nesta terça-feira (1º/8), a convocação de Rui Costa (foto em destaque), ministro da Casa Civil da Presidência da República, para prestar depoimento.

A convocação atende a um requerimento extrapauta apresentado pelo deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator do colegiado. No pedido, Salles, ex-ministro de Meio Ambiente do governo Bolsonaro, afirma que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “parece ser conivente” com invasões de terras produtivas coordenadas pelo MST.

Salles também pontuou que o tema da reforma agrária abrange diversos ministérios de Lula, entre eles, o da Casa Civil. O parlamentar argumentou que Costa foi governador da Bahia durante períodos em que o MST ocupou terras na região.

“Seja por suas atribuições enquanto governador do estado da Bahia, seja por seu papel enquanto ministro-chefe da Casa Civil, o senhor Rui Costa deve ser convocado a fim de prestar esclarecimentos nesta Comissão Parlamentar de Inquérito”, consta no requerimento aprovado.

Ataques ao governo

A convocação de Rui Costa estava na pauta da CPI desde o mês de junho. No entanto, após acordo com governistas, o colegiado adiou a votação do requerimento para agosto, após o fim do recesso parlamentar.

A aprovação do requerimento é uma das estratégias da oposição para queimar o governo e vincular a gestão do presidente Lula às invasões do MST.

Nesta terça, o colegiado ouve Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?