Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Em acordo de Lula e Paes, hospitais federais passam à gestão municipal

Governo federal fará repasses à capital do Rio de Janeiro e aos dois hospitais para ajudar na transição

04/12/2024 18:28, atualizado 04/12/2024 18:34
Compartilhar notícia
O presidente Lula se reúne nesta sexta-feira (24/1) com o prefeito do Rio de Janeiro
lula e eduardo paes - Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), acordaram a passagem de gestão federal para municipal de dois hospitais da capital fluminense: Andaraí (HFA) e Cardoso Fontes (HFCF).

Serão repassados para o Rio R$ 610 milhões. Além disso, o hospital de Andaraí receberá R$ 100 milhões, e o Cardoso Fontes será contemplado com R$ 50 milhões – ambos pagos em uma parcela única ainda este mês.

Com esse montante, a expectativa é de ampliar os leitos, contratações, atendimentos e obras nos dois hospitais.

No encontro de Lula e Paes, no Palácio do Planalto, o prefeito disse que a federalização dos locais causou uma “enorme crise política”, porque a mudança ocorreu “sem sustentabilidade devida e adequada para que se mantivesse”.

“Além da decisão óbvia e correta, é um desejo da cidade há muito tempo, mas quem me ligou pedindo que a gente avançasse foi o senhor presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ‘Sente com a Nísia [Trindade, ministra da Saúde] e resolva para os hospitais funcionarem'”, contou.

“O que o senhor faz aqui hoje viabiliza e fechou a questão financeira. As obras já vão se iniciar, é muito mais difícil fazer obra do governo federal do que na prefeitura. Por isso o senhor trabalha de forma tão federativa. Daqui a um ano o senhor vai inaugurar os hospitais reformados, e na segunda-feira já assumimos os hospitais”, completou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters