metropoles.com

Em 15 anos, dobra número de trabalhadores acima de 50 anos no mercado

Levantamento da CNI mostra que a contratação de trabalhadores 50+ no país cresce quase três vezes mais que estoque geral de emprego

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Getty Images
Foto de idosos em uma mesa de trabalho
1 de 1 Foto de idosos em uma mesa de trabalho - Foto: Reprodução/ Getty Images

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (18/5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o número de trabalhadores com idade superior a 50 anos (os 50+) mais que dobrou em 15 anos, saltando de 4,4 milhões em 2006 para 9,3 milhões em 2021 — um aumento de 110,6%.

O mercado de trabalho segue a tendência de envelhecimento da população brasileira. No período considerado, a população com mais de 50 anos aumentou 63,2%, indo de 34 milhões para 55,5 milhões. Em 2006, os 50+ eram 18,2% da população geral; em 2021, o número saltou foi a 26%.

População idosa crescerá 63% até 2030. Como o DF se prepara para isso?

O estoque de emprego formal geral, nesse mesmo período, cresceu 38,6%. Isso significa que o ritmo de crescimento dos 50+ é quase três vezes maior que o geral.

O levantamento foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Escolaridade

Trabalhadores 50+ com mais escolaridade têm mais espaço: 38% dos postos ocupados são por pessoas com ensino médio completo e 24,6% com superior completo.

O número de trabalhadores 50+ com mestrado e doutorado praticamente quintuplicou, indo de 26,4 mil profissionais para cerca de 150 mil.

Segundo o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, esse é um cenário que precisa ser considerado na elaboração e implementação de políticas educacionais e de emprego.

“Requalificação é palavra-chave. Nos diferentes países, surgem iniciativas do governo, das empresas e de instituições de ensino, envolvendo estratégias para atualizar os profissionais ou mesmo recolocá-los no mercado”.

Setores

Comércio (164%), Serviços (136%) e Indústria (96%) foram os setores que mais aumentaram, proporcionalmente, a contratação de pessoas com mais de 50 anos entre 2006 e 2020.

É na indústria onde estão as maiores médias salariais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?