metropoles.com

Elevador despenca do 11º andar e deixa 8 pessoas feridas no Rio

As vítimas são turistas holandeses. O hotel afirmou que a culpa foi dos hóspedes que excederam o número máximo de carga

atualizado

Compartilhar notícia

Istok
In the elevator
1 de 1 In the elevator - Foto: Istok

Pelo menos oito turistas holandeses ficaram feridos – alguns gravemente – quando um elevador do hotel Mar Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema (zona sul do Rio), despencou do 11º andar, na madrugada da quinta-feira (14/9).

Cinco vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea (também na zona sul), segundo informação do Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros socorros aos feridos: Jan P. Herenveem, de 31 anos; Viviane V. Kempem, de 32; Ricardo Raamsdonk, de 31; Laure J. Petronella, de 27; e Mudhasfar Abdulrhaman, de 30. Todos já receberam alta do hospital.

Outros três turistas foram encaminhados ao Hospital Municipal Souza Aguiar, na região central: Vera Penishi, de 27 anos, Martin Artsna, de 42, e Mattias Walgers, de 32. Esses três, que estavam em estado mais grave, foram transferidos para o Hospital Samaritano, em Botafogo (zona sul). Até a noite de ontem, a unidade de saúde não havia divulgado nenhum boletim médico sobre o estado de saúde dessas vítimas.

Uma paciente do Hospital Samaritano testemunhou o momento em que a instituição se preparava para receber os feridos. “Eu estava à espera de tomografias, por volta das 18h, quando houve uma movimentação de gente, uma agitação. Percebi que alguma coisa especial ocorria. Pouco depois, uma enfermeira veio me dizer que a tomografia estava reservada para um grupo de pacientes que haviam se ferido gravemente devido à queda de elevador. Falou que alguns tinham sofrido traumatismo craniano. Não sabia de onde vinham. Pelo agito, achei que tinha ocorrido perto e pouco antes”, contou a mulher, que prefere não se identificar.

O Consulado da Holanda no Rio de Janeiro informou apenas que prestou apoio aos feridos. O caso foi registrado na 14ª Delegacia de Polícia, no Leblon (zona sul). Até ontem não havia detalhes sobre a identificação de eventuais responsáveis pelo acidente, nem sobre suas circunstâncias.

Hotel
Em nota, o hotel Mar Ipanema afirmou que um grupo de hóspedes ocasionou o acidente, ao utilizar um elevador “ultrapassando a quantidade máxima de carga”.

“Graças à manutenção atualizada do equipamento, o impacto foi reduzido e não houve vítimas fatais. A administração do hotel imediatamente acionou o socorro, prestou toda a assistência aos envolvidos e está fornecendo todas as informações às autoridades competentes”, continua a nota. A empresa afirmou lamentar o acidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?