Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2022

"Se quer fazer política, faça na rua, não no altar", diz Lula em evento para evangélicos

Em evento com evangélicos em SP, o ex-presidente reafirmou compromisso com a liberdade religiosa e criticou influência política nas igrejas

19/10/2022 17:48, atualizado 19/10/2022 19:32
Compartilhar notícia
Reprodução
Lula faz campanha no Rio Grande do Sul e discursa ao lado de aliados e o candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin. Ele segura microfone diante de pulpito branco - Metrópoles

Em evento com cerca de 200 pastores em São Paulo, o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, na manhã desta quarta-feira (19/10), a carta para evangélicos. No discurso, Lula reforçou defender a liberdade religiosa e a família, e criticou lideranças católicas e evangélicas que “tiram proveito” da posição de poder para influenciar fiéis.

O candidato publica o documento a 11 dias do 2° turno das eleições. A carta de aproximação ao grupo religioso foi divulgada após semanas de especulações e resistência por parte de Lula.

“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula em evento para evangélicos - destaque galeria
7 imagens
Lula em campanha
“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula em evento para evangélicos - imagem 3
Geraldo Alckmin é vice-presidente e foi nomeado por Lula para comandar transição
“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula em evento para evangélicos - imagem 5
“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula em evento para evangélicos - imagem 6
Lula em encontro com evangélicos
1 de 7

Lula em encontro com evangélicos

Fábio Vieira/Metrópoles
Lula em campanha
2 de 7

Lula em campanha

Reprodução
“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula em evento para evangélicos - imagem 3
3 de 7

Geraldo Alckmin é vice-presidente e foi nomeado por Lula para comandar transição
4 de 7

Geraldo Alckmin é vice-presidente e foi nomeado por Lula para comandar transição

Fábio Vieira/Metrópoles
“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula em evento para evangélicos - imagem 5
5 de 7

“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula em evento para evangélicos - imagem 6
6 de 7

“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula em evento para evangélicos - imagem 7
7 de 7

“Eu defendo que as pessoas participem da política, mas, se um pastor quer fazer política, ele que vá para a rua fazer política, não pode é fazer na igreja. Se um padre quiser fazer política, que saia, mas não tire proveito do altar para fazer política. Saia, vá para a rua, vá defender ou questionar o que quiser”, discursou Lula aos mais de 300 convidados no evento de divulgação.

O ex-presidente indicou que, em uma eventual vitória, as igrejas poderão atuar junto ao governo em ações sociais. “Grande parte das políticas sociais que o governo faz pode ser feita também pelas igrejas. As igrejas católica e evangélica têm serviços prestados em várias áreas. As igrejas são melhores que o governo, custam mais barato”, acrescentou.

Carta para os evangélicos

O compromisso de campanha começou relembrando os feitos pela liberdade religiosa durante seus governos. “Senti a necessidade de reafirmar meu compromisso com a liberdade de expressão e de culto”, consta na carta assinada por Lula. “Meu governo não adotará qualquer medida que fira a liberdade de culto”, continuou o documento.

“A tentativa de uso político da fé não ajuda ninguém”, afirmou Lula na carta. O ex-presidente ainda disse que é um “triste escândalo de uso da fé” o que está acontecendo nestas eleições. Leia o documento na íntegra.