Quaest: Lula tem 49% dos votos válidos; e Bolsonaro, 38%

Levantamento foi feito com 3.600 eleitores entre sexta-feira (30/9) e este sábado (1º/10). Margem de erro é de 2 pontos percentuais

atualizado 01/10/2022 21:00

Fotos justapostas do presidente Jair Bolsonaro (esquerda) e do pré-candidato à presidência Lula (direita) - Metrópoles Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste sábado (1º/10), véspera do primeiro turno, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 49% dos votos válidos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 38%.

Os votos válidos desconsideram brancos e nulos. Esse é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Pela legislação brasileira, um candidato a governador ou a presidente é considerado eleito se obtiver maioria absoluta dos votos. Ou seja, mais da metade dos votos válidos – excluídos os votos em branco e os nulos. Apesar de Lula aparecer com mais de 50% dos votos válidos, como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar que a disputa terminará no primeiro turno.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; Simone Tebet (MDB), com 5%; e Felipe d’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1% cada um. Os demais candidatos não pontuaram.

A Quaest ouviu 3.600 eleitores em entrevistas face a face, entre 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02444/2022.

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Mais lidas
Últimas notícias