metropoles.com

Por “união do PSDB”, Eduardo Leite anuncia apoio a João Doria

O ex-governador do Rio Grande do Sul declarou apoio à candidatura de Doria à Presidência para unir o PSDB

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, saindo do STF após reunião sobre ICMS com a ministra Rosa Veber.
1 de 1 Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, saindo do STF após reunião sobre ICMS com a ministra Rosa Veber. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite declarou, nesta sexta-feira (22/4), apoio à candidatura do ex-governador de São Paulo João Doria à Presidência da República. Depois de meses trabalhando para ser candidato no lugar do paulista, Leite afirmou que respeita o vencedor das prévias do PSDB, e acredita que o partido “deve ter candidato a presidente e liderar o centro democrático”.

Eduardo completou: “Hoje este nome é João Doria”. Por meio de carta, ainda afirmou nunca ter tentado tirar a legitimidade das prévias que perdeu para o correligionário.

“Qualquer caminho diferente dependeria de entendimento com o próprio candidato escolhido. Assim, me coloco ao lado do meu partido e desta candidatura, na expectativa de que a união do PSDB contribua com a aguardada unificação dos atores políticos do centro daqui até a eleição de outubro”, completou.

Doria e Leite se encontraram na última terça-feira (19/4) em reunião pedida pelo ex-governador do Rio Grande do Sul. A reunião ocorreu para que Leite expressasse esse apoio pessoalmente a Doria.

Veja carta: 

Carta Eduardo Leite by Manoela Alcântara on Scribd

Derrota nas prévias e flerte com PSD

Após perder as prévias do PSDB para a escolha do nome de quem disputaria a presidência, Leite chegou a flertar com o PSD de Gilberto Kassab. A intenção era ser o postulante da legenda ao Palácio do Planalto.

No entanto, Eduardo decidiu ficar no PSDB devido à desconfiança que nutria em relação aos acordos negociados entre Lula e Kassab, e apostando na possibilidade de troca do candidato tucano.

Tucanos aliados de Leite afirmam que o ex-governador demonstrava insegurança para encabeçar projeto num partido que deverá apoiar Lula no segundo turno da eleição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?