PDT confirma vice-prefeita de Salvador como candidata a vice de Ciro

O nome de Ana Paula Matos (PDT) foi anunciado nesta sexta-feira (5/8), último dia previsto para definições de chapas

atualizado 05/08/2022 13:52

Reprodução/Redes sociais

O PDT anunciou, nesta sexta-feira (5/8), a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes na corrida presidencial.

O anúncio, antecipado pelo colunista Igor Gadelha, foi confirmado ao Metrópoles pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi, que participa de reunião da executiva nacional da legenda, em Brasília.

Na ocasião, Ciro afirmou que Ana Paula foi escolhida “por seus aributos pessoais”. “É uma mulher negra, de origem humilde, que fez da sua luta um ato de vitórias consecutivas”, disse o pedetista.

Esta é a quarta vez que o ex-governador do Ceará disputa a Presidência da República. Ele também participou da disputa em 1998, 2002 e 2018, mas nunca chegou ao segundo turno.

Na semana passada, Ciro chegou a dizer que esta pode ser a última vez em vai concorrer como candidato à Presidência. “Chega”, disse em evento na Universidade de Brasília (UnB).

“Desta vez, chega. Porque, se eu não ganho agora, vou botar a viola no saco, porque eu virei o bico falante, o chato, o destemperado”, declarou.

A vice

Ana Paula Matos é professora, formada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1998) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001).

Além disso, é pós-graduada em Finanças Corporativas pela Unifacs (2000) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2002).

Na Prefeitura de Salvador, atua desde 2013, no primeiro ano da gestão do, a época, prefeito ACM Neto. Iniciou a trajetória profissional no município como diretora geral de suporte à educação, na Secretaria de Educação.

Em 2015, foi convidada para assumir a subsecretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, pasta que tinha como titular o atual prefeito de Salvador Bruno Reis. Quando Bruno Reis deixou a pasta para ser candidato a vice-prefeito de Salvador, Ana Paula Matos foi conduzida para a titularidade.

Em 2017, assumiu a chefia de gabinete do vice-prefeito de Salvador. No mesmo ano se tornou secretária Municipal das Prefeituras-bairro. Em julho 2019 reassumiu a Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis.

Mais lidas
Últimas notícias