metropoles.com

Paraná Pesquisas: no RS, Bolsonaro lidera com 39,3%; Lula tem 34,5%

Pesquisa indica cenário polarizado entre os dois primeiros colocados e reforça ambiente desfavorável à terceira via

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
lulaxbolsonaro3
1 de 1 lulaxbolsonaro3 - Foto: Arte/Metrópoles

Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado neste sábado (2/7), aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida para a Presidência da República no Rio Grande do Sul, com 39,3% das intenções de voto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem em seguida, com 34,5%. Na pesquisa anterior, divulgada em maio, Bolsonaro tinha 40,1%; Lula, 34,2%.

Esse é o cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores pelos entrevistadores. A pesquisa espontânea não foi realizada pelo instituto.

Os dados do levantamento indicam um cenário polarizado dos dois primeiros colocados entre o eleitorado gaúcho e reforçam o ambiente desfavorável a uma terceira via.

A pesquisa entrevistou 1.540 pessoas, em mais de 64 municípios, entre os dias 27 de junho a 1º julho. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.

0

Outros candidatos

O cearense Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 7,6%, seguido por Simone Tebet (MDB), que acumula 2,5% das intenções de voto.

Completam a lista: Pablo Marçal (Pros), com 0,8%; André Janones (Avante), com 0,6%; Luiz Felipe D’Ávila (Novo), com 0,5%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,5%;  Eymael (Democracia Cristã), com 0,4%; Luciano Bivar (União), com 0,2%; Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB), com 0,1% cada um.

As intenções de votos nulos ou em branco somaram 8,1% das respostas. Já 4,8% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.

Avaliação de Bolsonaro

O levantamento também ouviu a população gaúcha sobre a percepção do governo de Jair Bolsonaro. Enquanto 47,3% aprovam a gestão do atual chefe do Executivo, 48% desaprovam.

A desaprovação é maior entre mulheres (53,8%) e no público jovem, entre 16 e 24 anos (61% desaprovam).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número 08027/2022.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia