Na Bahia, Lula nega vingança e diz que perdoou Lava Jato

Na busca por votos de bolsonaristas arrependidos, o petista diz que quem cometeu crime não foi quem acreditou, e sim quem enganou

atualizado 31/03/2022 18:57

Lula lança Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia Ricardo Stuckert

Ao participar em Salvador do lançamento da chapa petista ao governo do estado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (31/3), que será candidato do PT à Presidência da República, disse que não se pode julgar quem acreditou nas investigações da operação Lava Jato e garantiu já ter perdoado as pessoas que o condenaram à prisão.

“Estava vendo companheiro com uma placa aí que ele estava estava escrito assim: ‘Lula, me perdoe, porque eu acreditei na Lava Jato’. Veja, companheiro, você não precisa ser perdoado, porque você não cometeu nenhum crime. Quem cometeu um crime é quem mentiu para você. Quem cometeu um crime é quem induziu você a acreditar numa mentira”, disse Lula.

“Eu não preciso te perdoar, porque você foi enganado. Eu já perdoei até quem te enganou, porque nós vamos vencer essa gente”, disse o petista, que vem adotando um discurso para tentar atrair eleitores arrependidos do presidente Jair Bolsonaro e de militantes do antipetismo.

“Eu não posso eu não posso governar com ódio eu não posso governar querendo vingança contra ninguém eu tenho que governar com o coração”, disse Lula.

Chapa com MDB

Na Bahia, Lula participou do lançamento da pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) à sucessão de Rui Costa (PT) no governo do estado.

A chapa encabeçada pelo petista tem como vice o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o emedebista Geraldo Júnior. Também integra a composição o senador Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição.

O MDB da Bahia é comandado por Geddel Vieira Lima. Seu apoio também era disputado por ACM Neto (União Brasil), que também é pré-candidato ao governo, mas ele preferiu compor com Lula.

Geddel cumpriu pena por lavagem de dinheiro após a polícia encontrar R$ 51 milhões em notas em um apartamento dele em Salvador, em 2017. O irmão dele, ex-deputado Lucio Vieira Lima, também foi condenado. Desde julho de 2021, o ex-ministro cumpre o restante da pena de 14 anos em casa, com tornozeleira eletrônica.

Listas

Lula disse ainda que, neste ano, os candidatos majoritários do partido deverão fazer uma lista de candidatos a deputados estaduais compatíveis com os projetos do PT.
“Não adianta votar em senador e deputado do outro lado, porque senão a gente não consegue fazer o que precisa ser feito. Temos a obrigação de mandar uma lista de deputados. Esses são os de Lula, esses são os de Rui Costa e do Jaques Wagner.”

A missão de Lula no lançamento foi de alavancar a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues, que era secretário de Educação  da gestão de Rui Costa (PT) e nome sugerido pelo governador para o corrida ao Palácio de Ondina. A escolha do nome se deu após uma série de atritos com o vice-governador, João Leão (PP), que rompeu com o o governo do qual era aliado desde 2009.

Jerônimo é um nome ainda desconhecido na Bahia. Pesquisas internas indicam que 85% dos eleitores não o conhecem. Com 56 anos, ele nunca disputou cargos eletivos.

O ex-secretário conta com o apoio de Lula para o enfrentamento contra forças tradicionais da política baiana: uma delas é o carlismo, representado pelo ex-prefeito de Salvador Antonio Carlos Magalhães Neto (União Brasil). Além de ACM Neto, o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) também está na disputa, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Além de Lula, Jerônimo Rodrigues conta com o apoio do governador Rui Costa, que terminará o governo com boa popularidade. Durante o evento, Rui Costa se emocionou antes de começar o seu discurso.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
Publicidade do parceiro Metrópoles 8
Publicidade do parceiro Metrópoles 9
Publicidade do parceiro Metrópoles 10
Publicidade do parceiro Metrópoles 11
Publicidade do parceiro Metrópoles 12
0

 

 

Mais lidas
Últimas notícias