Lula diz que Bolsonaro "afrontou a Europa e se subordinou a Trump"
Em evento com empresários do turismo, o petista voltou a defender que o país se tornou pária internacional sob o governo do atual presidente

O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a condenar a política externa e a diplomacia brasileira sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), postulante à reeleição. Em encontro de campanha com empresários do turismo, nesta terça-feira (20/9), o petista disse que o principal adversário “afrontou a Europa e se subordinou a Donald Trump”, ex-presidente dos Estados Unidos.
“Uma pessoa séria não faz provocações, mesmo que você não goste. Temos um presidente que não recebeu o presidente da França (Emmanuel Macron), porque diz que foi fazer a barba; diz que a mulher do presidente da França é velha; que afronta a Europa; que se subordinou a Trump. E agora ninguém quer vir ao Brasil, um país alegre como o nosso”, afirmou.
A declaração de Lula ocorreu pouco tempo depois do discurso de Bolsonaro na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, o mandatário brasileiro voltou sua artilharia para o petista e, sem citá-lo nominalmente, chamou o opositor de “responsável pela corrupção no Brasil”.
Durante a conversa com empresários do setor de turismo, em São Paulo, Lula defendeu ainda que “mau-humor, fome, pobreza e violência não atraem turismo. Tudo isso temos no Brasil, até em excesso. A começar pela imagem do atual presidente”.
“Para fazer turismo, você precisa, primeiro, que o povo tenha condições de comprar uma passagem. Segundo, que o povo trabalhe e tenha salário, e um país que está há 4 anos sem reajustar o salário mínimo, em que os idosos estão há 4 anos na fila para receber aposentadoria. Como esse país vai viajar?”, completou.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesUma passagem do Rio para São Paulo está quase mil reais. Isso não é normal. Para fazer turismo é preciso primeiro fazer com que o povo consiga comprar passagem. E segundo, que o povo tenha aumento de salário e não precise ficar 4 anos na fila da aposentadoria.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 20, 2022
O candidato aproveitou para fazer uma promessa aos líderes do segmento de diminuir o preço do querosene da aviação. “Se preparem para abaixar o preço desse maldito querosene. Nós produzimos petróleo, e produzimos querosene, por que tem que ser tão caro? Vamos equacionar isso.”



