metropoles.com

Ipespe: Lula tem 49% dos votos válidos; Bolsonaro, 35%

Nesse cenário, Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB) pontuou 7%. A pesquisa desconsidera votos brancos e nulos

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Yanka Romao
Lula e Bolsonaro
1 de 1 Lula e Bolsonaro - Foto: Arte/Yanka Romao

Dados da pesquisa Ipespe, divulgada neste sábado (1º/10), apontam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto para a Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro aparece com 35%. Os números correspondem aos votos válidos, quando brancos e nulos são desconsiderados.

Neste mesmo cenário, Ciro Gomes (PDT) tem 8%. Simone Tebet (MDB) pontuou 7%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB) ficaram com 1%. Demais candidatos não pontuaram.

Quando considerados os votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula tem 46% e Bolsonaro, 33%. Os números representam um cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores.

O cenário é de estabilidade para o petista em relação a última pesquisa, divulgada em 23 de setembro, data em que teve a mesma pontuação do levantamento atual. Bolsonaro teve queda de dois pontos percentuais, saindo de 35%. O atual mandatário do país oscilou dentro da margem de erro.

A pesquisa deste sábado aponta que, quando considerados os votos totais, Ciro Gomes tem 7%. O pedetista teve crescimento de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Simone Tebet ficou com 6%, com crescimento de dois pontos desde a última pesquisa.

Entre os entrevistados, 3% afirmaram votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Além disso, 1% não sabe ou não respondeu a pesquisa.

0

Segundo turno

Quando avaliado o cenário de segundo turno, Lula fica com 59% dos votos válidos, e Bolsonaro, 41%.

No cenário que calcula votos totais, incluindo brancos e nulos, o petista fica com 55% e o atual presidente, 38%.

A porcentagem mostra crescimento de um ponto percentual para Lula, que permaneceu na margem de erro. Bolsonaro manteve o mesmo índice do levantamento passado.

A pesquisa foi realizada no dia 30 de setembro, e ouviu 1.100 eleitores de todos os estados brasileiros. A margem de erro é de três pontos percentuais, e a taxa de confiança é de 95,45%.  O estudo tem registro no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo BR-05007/2022.

Compartilhar notícia