Ipespe: Lula tem 45% das intenções de voto; Bolsonaro, 35%

Em um cenário de segundo turno, o petista lidera a lista com 53% das intenções de voto. O atual chefe do Executivo ficou com 38%

atualizado 17/09/2022 12:43

Lula e Bolsonaro Yanka Romão/Metrópoles

Dados da pesquisa Ipespe/Abrapel, divulgada neste sábado (17/9), apontam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto para a Presidência da República. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 35%.

Em comparação com o último levantamento, divulgado em 10 de setembro, Lula teve crescimento de um ponto percentual – o petista saiu de 44% e ficou dentro da margem de erro. Bolsonaro também oscilou na margem de erro, com queda de um ponto percentual, recuou de 36% para 35%.

Os dados correspondem ao cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Na pesquisa deste sábado, Ciro Gomes (PDT) ficou com 7% das intenções de voto. No último levantamento, o índice do pedetista era de 8%. Simone Tebet (MDB) manteve os 5% da sondagem anterior.

Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União) ficaram com 1% das intenções de voto. Demais candidatos, como Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC) e Leo Péricles (UP), não pontuaram.

Além disso, 3% dos entrevistados disseram votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 2% não sabem ou não responderam.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Segundo turno

Dados sobre as intenções de voto para a presidência da República no segundo turno, em um cenário com Lula e Bolsonaro, apontam que o petista lidera a lista com 53% das intenções de voto. O atual chefe do Executivo ficou com 38%.

Em comparação ao levantamento anterior, Lula teve crescimento de um ponto percentual, saindo de 52%. Bolsonaro teve queda de um ponto, saindo de 39%. Ambos oscilaram na margem de erro.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, quando o eleitor não precisa escolher nomes de uma lista previamente apresentada, Lula lidera as intenções de voto para o primeiro turno com 41%. Bolsonaro aparece em seguida, com 34%.

Nesse panorama, Ciro Gomes tem 5% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), 3%. Além disso, 12% dos entrevistados não sabem ou não responderam, e 4% disseram votar branco ou nulo.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada em todo o país, entre 14 e 16 de setembro, com 1.100 entrevistados na faixa etária de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou menos.

A taxa de confiança é de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR-08883/2022.

Mais lidas
Últimas notícias