metropoles.com

Indígenas denunciam falta de transporte para os locais de votação em MT

Entretanto, a prefeitura de Querência afirmou que o transporte de indígenas aconteceu dentro da normalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Indígenas denuncia falta de transporte para os locais de votação em MT
1 de 1 Indígenas denuncia falta de transporte para os locais de votação em MT - Foto: Reprodução/Twitter

Lideranças indígenas de Querência, em Mato Grosso, denunciaram a falta de transporte para os locais de votação neste domingo (30/10). O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) informou ao g1 que houve atraso no serviço, mas que a locomoção dos eleitores foi realizada.

No Twitter, indígenas denunciaram que o atraso do transporte impediu que mais de três mil eleitores votassem. Entretanto, nesse sábado (29/10), os responsáveis pela locomoção informaram que os eleitores deveriam caminhar mais de 100 km para conseguir ter acesso ao ônibus disponibilizados pela prefeitura da cidade.

“No primeiro turno eles viram que nós povos indígenas votamos mais para o Lula, por isso que eles não queriam, estão botando essa dificuldade que a gente não vá votar no segundo turno, estamos muito bravos e nervosos”, disse o cacique de Siraium Kayabi, de uma aldeia de etnia Kayabi na região, ao MidiaJur.

A prefeitura de Querência, por meio da sua assessoria de imprensa, informou ao Metrópoles que todos os indígenas foram transportados aos locais de votação.

Repercussão

Nas redes sociais internautas denunciam a situação e afirmam que o prefeito Fernando Gurgen (União Brasil) tentou impedir que eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegassem às urnas.

Compartilhar notícia