metropoles.com

Eleições 2022: Fátima Bezerra é reeleita governadora do Rio Grande do Norte (RN)

Bezerra era preferida dos eleitores potiguares, de acordo com as pesquisas eleitorais. Será o segundo mandato da petista no governo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Fátima Bezerra
1 de 1 Fátima Bezerra - Foto: Reprodução/Facebook

A governadora Fátima Bezerra (PT) foi reeleita no Rio Grande do Norte. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os resultados na noite deste domingo (2/10). 

Ela venceu os candidatos Styvenson Valentim (Podemos), Fábio Dantas (Solidariedade), Clorisa Linhares (PMB), Rosália Fernandes (PSTU), Danniel Morais (Psol), Antônio Bento (PRTB), Rodrigo Vieira (DC) e Nazareno Neris (PMN).

Acompanhe a apuração:

 

Fátima Bezerra nasceu em 19 de maio de 1955, em Nova Palmeira (PB). Mudou-se para Natal (RN) para cursar pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos anos 1970.

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), elegeu-se deputada estadual em 1994 e 1998; deputada federal em 2010; e senadora em 2014. Foi a única mulher a ser eleita governadora de um estado nas últimas eleições gerais.

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?